Marília

Prefeitura quer Parque Linear em ferrovia e trens de carga fora do centro

Prefeitura quer Parque Linear em ferrovia e trens de carga fora do centro

O prefeito Daniel Alonso apresentou para a empresa Rumo Logística, concessionária responsável pela ferrovia em Marília, o projeto de implantação de um parque linear acompanhando a linha férrea na área urbana da cidade.

O projeto foi desenvolvido por três arquitetas, discutido com diferentes profissionais apresentado à prefeitura pela ONG Origem, uma entidade de proteção ambiental, sustentabilidade e qualidade de vida. A prefeitura aproveitou a vinda de diretores da empresa à cidade para discutir a retomada das ferrovias para transporte de carga.

O projeto do parque linear prevê aproveitamento da área ao lado dos trilhos e permitira criar opções de lazer, transporte em ciclovias, arborização que pode ser viabilizado com um anel ferroviário que tire eventuais rotas de trem do centro urbano de Marília.

“A intenção é construir em determinadas áreas, locais de lazer para a população, e ao mesmo tempo preservar a área, evitando o acumulo de lixo e possíveis ocupações irregulares fatos que já acontecem hoje em dia”, explicou Daniel Alonso aos empresários.

O secretário do Planejamento Urbano, Rubens Ishii, e o secretário do Trabalho Turismo e Desenvolvimento Econômico, Cássio Luiz Pinto Junior, também participaram da reunião.

Um dos problemas da linha são os pontos de cruzamento com ruas e avenidas, incluindo trechos de grande movimento. São pelo menos 20 pontos de intersecção.

O projeto prevê a construção de pistas de caminhada, praças, academias ao ar livre, playgroud, praças de alimentação, ciclovia e ainda o plantio de árvores de grande, médio e pequeno porte, arbustos, forração e iluminação pública.

O projeto que revitalizaria principalmente o centro de Marília ainda prevê a construção do espaço “Estação Ciência”, empreendimento que será apresentado nos próximos meses a população e imprensa.

A Rumo Logística busca a renovação da concessão da Malha Paulista para viabilizar os projetos. Entre os ramais que devem voltar a ser utilizados no transporte regular de cargas está a ligação ferroviária Bauru-Marília-Panorama, uma rota de 350 quilômetros.