Com o tema “Saúde é política: Há uma grande desordem sob o céu…”, Marília recebe nos dias 18 e 19 de agosto o 1º Congresso da APSP (Associação Paulista de Saúde Pública), organizado pelo Núcleo Regional.
O encontro estimula os debates nos oito núcleos regionais no Estado, como preparação para o evento estadual da entidade, que será realizado entre os dias 02 e 04 de novembro, em São Paulo.
Entre as presenças, destaque para Luis Carlos Cesarin (ex-secretário de Saúde de Jundiaí), José Carlos Lopes (docente do Departamento de Epidemiologia e Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) e Marcos Tadeu Del Roio (docente do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp – Marília).
As vagas para o evento são limitadas. O médico Márcio Travaglini Carvalho Pereira, ex-secretário municipal e coordenador do Núcleo Marília da APSP, destaca a necessidade do debate franco e da reflexão sobre a saúde pública, em meio às transformações políticas.
“As conquistas da saúde pública no Brasil estão totalmente suscetíveis às decisões políticas, muitas vezes, desacertadas. O profissional precisa promover essa discussão para se fortalecer, como uma voz mais ativa na discussão do sistema, que está seriamente ameaçado, sobretudo após a Emenda Constitucional 95/2016, que congela os recursos da Saúde pelos próximos 20 anos”, disse Márcio.
A enfermeira Katia Terezinha Alves Rezende, doutora em Saúde Pública pela USP (Universidade São Paulo – Ribeirão Preto) e docente da Famema, afirma que a atual crise política e econômica provoca implicações para a saúde.
Para a médica sanitarista Maria Elizabeth da Silva Hernandes Corrêa, doutora em Saúde Pública pela USP e coordenadora da Diretoria de Ensino e Pesquisa do HBU (Hospital Beneficente Unimar), o evento, com este novo formato, contribui para levar à São Paulo o olhar das regiões.
“Há uma urgência em entender como o atual momento político está impactando na saúde pública e ninguém melhor que os profissionais, nas diferentes regiões e realidades de trabalho, para apontar esse impacto e como faremos para preservar as conquistas da saúde pública em meio ao caos”, observa.
Aila Narene Dahwache Criado Rocha, terapeuta ocupacional, doutora em Educação pela Unesp de Marília e docente da instituição, afirma que o Congresso Regional será um espaço privilegiado, que possibilitará a participação de profissionais interessados em refletir e discutir SUS.
A Secretária Municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, afirma que um novo olhar sobre a saúde pública é imprescindível. “O funcionamento e resolutividade do SUS estão diretamente relacionados à implementação de uma política pública mais atualizada, plural e com princípios éticos.”
As inscrições foram abertas no dia 15 de junho e terminam na próxima terça-feira (01º) somente pelo site www.apspmarilia.com.br. O evento acontece na Unimar, localizada à avenida Higino Muzzi Filho, 1001, Campus Universitário. Mais informações estão disponíveis pelo site www.apspmarilia.com.br