Marília

Klínica da Alegria comemora 11 anos na Santa Casa e forma voluntários

Klínica da Alegria comemora 11 anos na Santa Casa e forma voluntários

O projeto Klínica da Alegria, grupo de palhaços de hospital criado com o o slogan “Alegria por missão, amor por decisão”, comemora 11 anos de atividades e visitas a pacientes da Santa Casa de de Marília há 11 anos.

O grupo conta pelo menos 90 voluntários que atuam em sistema de revezamento marcam presença no hospital no primeiro e no terceiro domingo de cada mês, às 10h e às 14h.

Os voluntários atuam nas alas de Internação, Pediatria, Oncologia e UTQ (Unidade de Terapia de Queimados). Além de descontração, oferecem “tratamento” em que os remédios são brinquedos.

O material é obtido pelo próprio em campanhas de arrecadação, especialmente em lojas de R$ 1,99. A engenheira Verona Marinho Ferreira, a Dra. Gasosa, enfatizou que o grupo procura extrair o melhor do momento do paciente.

 “Já entreguei boneca para uma senhora e ela se desmanchou de chorar. Conversando com ela, fiquei sabendo que foi o primeiro presente que havia ganhado na vida”, contou a analista de logística Grace Kelly Donato, a Dra. Pimpolha.

Além de comemorar os 11 anos de atividade, o grupo está em processo de seleção com 54 voluntários envolvidos. O treinamento é dividido em três módulos e dois estágios em que os aspirantes acompanham as visitas.

Ao final de cada visita no hospital, é realizada reunião em que cada um conta a sua experiência. Trata-se de um momento de compartilhar o que foi vivenciado e uma espécie de terapia em grupo para externar sentimentos e emoções vividas durante o contato com os pacientes.

Ainda sem uma sede própria, a Klínica de Alegria reivindica junto ao Poder Público Municipal o título de utilidade pública para poder conseguir apoio e firmar parcerias.

Interessados em doar brinquedos para o projeto podem entrar em contato com o grupo através do e-mail: [email protected], pela página oficial do Facebook ou no site do grupo http://www.klinicadaalegria.com.br.