Educação

Unimar amplia parcerias e forma 220 alunos em Língua de Sinais

Unimar amplia parcerias e forma 220 alunos em Língua de Sinais

A noite do último sábado ficará marcada na história da Universidade de Marília (Unimar) e na vida de quem esteve no Anfiteatro da Reitoria. Após ampliar as parcerias na cidade e região, a Instituição estabeleceu um recorde formando, gratuitamente, mais de 220 pessoas em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). A cerimônia de formatura das turmas dos cursos básico e intermediário foi simplesmente emocionante.

De acordo com a coordenadora curso de LIBRAS, a docente Célia Pavarini, a Universidade segue desenvolvendo ações com o objetivo de propagar o ensino de Língua Brasileira de Sinais. “Semestralmente a Unimar oferta vagas para turmas do curso básico e intermediário que são preenchidas rapidamente pelo comunidade através da demanda espontânea. Em 2017, porém, formalizamos parceriais com empresas como a Kuky Confeitos para preparar os colaboradores e ampliarmos o acesso ao curso. Nesta noite formamos mais de 220 pessoas”, celebra.

Antes da entrega dos certificados de conclusão do curso de cada um dos formandos das turmas de Libras Básico e Libras Avançado, houve nove apresentações tetrais e musicais com coreografias e cenas montadas pelos próprios formandos. Com o Anfiteatro repleto de familiares e amigos a emoção tomou conta da cerimônia e o espetáculo foi marcante.

Celebrando com os alunos, a Pró-Reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, acredita ser de suma importancia que a Universidade faça parte do processo de preparação da sociedade e inclusão do surdo. “Estou muito emocionada e orgulhosa. Gostaria de parabenizar cada aluno que está aqui pelo esforço e, principalmente, pela vontade de mudar o mundo para melhor”, finaliza.

Semestralmente qualquer cidadão pode participar e aprender Libras. Basta ter disponibilidade de frequentar às aulas às segundas-feiras às 19h30 (curso básico) e às terças-feiras às 19h30 (curso intermediário) no Bloco 11 da Universidade, com início no próximo mês de março.

As inscrições deverão ser feitas pessoalmente no Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (Nipex) e as vagas são limitadas. Para inscrição é necessário documento oficial com foto e comprovante de endereço.