A Secretaria Municipal da Saúde promoveu nesta terça-feira (1), a “Hora do Mamaço”, primeira ação realizada do “Agosto Dourado”, mês que simboliza a luta pelo incentivo ao aleitamento materno em todo o país.
Diversas mães estiveram presentes no evento e amamentaram seus filhos ao mesmo tempo, com o objetivo de conscientizar outras mulheres sobre a importância do ato.
A enfermeira Maria Isabel de Oliveira, responsável pelo Posto de Coleta de Leite Humano, disse que o “Agosto Dourado” é uma alusão a qualidade do leite materno, “que vale ouro”.
Ela destacou a importância do evento realizado em Garça, com a presença de diversas mães presentes, amamentando seus filhos e incentivando outras mulheres.
“O leite materno é de graça, já vem na temperatura ideal e pode ser dado para a criança em qualquer lugar. Ele já contém todas as proteínas e vitaminas necessárias para o desenvolvimento do bebê, fortalecendo o vínculo entre a mãe e a criança. É feito todo um preparo de orientação das mães, como estamos fazendo aqui hoje, para conscientizá-las sobre a importância desta amamentação”, disse Maria Isabel.
Algumas mães que participam do Posto de Coleta de Leite Humano e mulheres vinculadas aos grupos das unidades, foram convidadas para amamentarem os seus filhos ao mesmo tempo em um espaço entre o Centro de Especialidades Dr. EustáchioScalzo e a Unidade de Saúde da Família (USF) GlendaRodella Dumas.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Garça, Cláudia Furlaneto dos Santos, representou o prefeito João Carlos dos Santos no evento. Ela destacou a importância da conscientização não apenas das mães, mas de todos os demais familiares.
“A conscientização sobre a importância do aleitamento materno deve ser passada para todos os familiares. O apoio da família é imprescindível para a mãe continuar amamentando o seu filho. A amamentação é um desafio diário, porque temos que viver com o conflito da correria de todo o dia, conciliando com este momento tão importante para a mãe e seu filho”, disse a primeira-dama.
As mães presentes na “Hora do Mamaço” receberam um café da manhã especial e orientações sobre a importância da amamentação e da doação do leite materno. Letícia Aparecida Félix dos Santos, 27, uma das mães, levou Nicolas Félix dos Santos, seis meses, um dos seus cinco filhos.
“Ele não pega outro leite. É só o leite materno mesmo. Ele quase não fica doente e sei que o leite tem papel importante nisso. Além disso, não precisa nem ficar esquentando, pois já está sempre pronto, na temperatura certa para o meu filho. Eu não sou mãe de primeira viagem, mas é muito importante um evento como este para incentivar as outras mulheres, principalmente as que estão tendo os primeiros filhos”, disse Letícia.