Marília

Comissão vai revisar Plano Diretor e deve ouvir moradores em Marília

Comissão vai revisar Plano Diretor e deve ouvir moradores em Marília

Uma portaria da Prefeitura de Marília divulgada nesta quarta-feira nomeia os 12 integrantes da comissão especial que vai coordenar a revisão do Plano Diretor da cidade, uma medida que já está atrasada e deve orientar crescimento, ocupação, investimentos e qualidade de vida na cidade.

O objetivo é revisar legislação criada em 1996 que estabelece as diretrizes para a organização urbana na cidade. O arquiteto e urbanista Laerte Rojo Rosseto, que coordenou a criação do plano, é um dos nomeados e diz que a primeira missão é identificar o que não foi cumprido, o que não foi respeitado e porque isso aconteceu.

Atualmente na Emdurb, Laerte representa o órgão na comissão e disse que além da revisão o plano precisa avançar para medidas que estavam previstas e não foram tomadas.

“Acredito que o primeiro a fazer seja a leitura da para identificar o que não aconteceu e porque não aconteceu. Depois tem que complementar, fazer o plano de ocupação rural, plano de mobilidade, a lei de zoneamento. E tudo isso em discussão com a comunidade, em audiências”, explica.

Para Laerte, já estão claros alguns pontos que não funcionam, como a atuação do GEA (Grupo Especial de Avaliação) um corpo técnico que deve participar  nas decisões de ocupação urbana, e a consulta ao Conselho Municipal de Habitação e Política Urbana.

Luis Eduardo Diaz, integrante do conselho e representante titular do órgão na comissão de revisão, destaca a importância da participação popular nas discussões.

“A prioridade é que haja participação, seja democrático, seja um processo inclusivo e que envolva etapas de capacitação para que os moradores possam participar de forma ativa na discussão.

Diaz defendeu ainda um processo de inclusão da periferia e regiões mais excluídas, incluindo favelas e sub-moradias, e que todas as decisões envolvem respeito ao meio ambiente e ao entorno da cidade, com integração das diferentes áreas de interesse.

“A gente espera que se integrem as diferentes demandas como saneamento, várias áreas de interesse da cidade e que consiga assegurar democracia e participação neste processo.”

Conheça a comissão que vai coordenar a revisão do Plano em Marília:

I – Representantes do Conselho Municipal de Habitação e
Política Urbana de Marília:
Titular : LUIS EDUARDO DIAZ TOLEDO MARTINS
Suplente : JOSÉ OLAVO DE OLIVEIRA CARVALHO

II – Representantes da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília – EMDURB
Titular : LAERTE OTÁVIO ROJO ROSSETO
Suplente : ROGÉRIO ANTONIO ALVES

III – Representantes da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano:
Titular : JOSÉ ANTONIO DE ALMEIDA
Suplente : MANOEL CARLOS ORTIZ LIMA

IV – Representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública
Titular : FRANCISCO CARLOS SANCHES II
Suplente : EDUARDO NUNES DOS SANTOS

V – Representantes da Procuradoria Geral do Município:
Titular : WILLIAN ALVES BERNAL
Suplente : KOITI HAYASHI

VI – Representantes da Secretaria Municipal da Administração:
Titular : JOSÉ CARLOS DA SILVA
Suplente : CLÁUDIA GIZELA CINTRA