Marília

Famema inaugura na sexta polo de faculdade gratuita à distância

Famema inaugura na sexta polo de faculdade gratuita à distância

A Famema (Faculdade de Medicina de Marília) inaugura na sexta-feira sua base como polo de atividades para a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), que oferece cursos superiores à distância de forma gratuita.

A inauguração consolida um projeto de ensino lançado em 2015, quando a direção da Famema assinou convênio para ser sede de um dos polos da universidade, mantida pelo governo do Estado.

Ainda não há previsão de vestibulares e nem mesmo a grade de cursos a serem oferecidos na cidade. A Univesp mantém cursos nas áreas de biologia, química, pedagogia, engenharia, matemática e competição. A expectativa é que a Famema abrigue todos os cursos nas áreas de saúde e pedagogia.

Não haverá contratação de professores ou tutores na Famema, que deve fornecer apenas a estrutura física para o projeto.

O médico e professor Ricardo Komatsu será o coordenador do polo e disse ao Giro Marília que a expectativa é divulgar cronograma de atividades após a inauguração que vai trazer para a cidade o diretor da Univesp, Ricardo Bocalon.

“Em 2015 assinamos o convênio para as atividades, recebemos a visita do MEC para o credenciamento, todos os equipamentos. Desde aquela data a Univesp sofreu grandes mudanças, projeta chegar a 16 mil alunos. Os vestibulares acabaram de ser encerrados, então ainda esperamos a definição de mais detalhes”, disse o coordenador.

Como polo, a faculdade vai oferecer estrutura como biblioteca, salas para as atividades presenciais, laboratório de informática e sala de reuniões para tutores, que deverão ser indicados pela Univesp.

Os tutores prestam auxílio aos alunos para as atividades presenciais. As aulas são todas pela internet e podem ser acompanhadas onde o aluno quiser, com acesso por banda larga.