Educação

Medicina da Unimar promove Congresso das Ligas Acadêmicas

Medicina da Unimar promove Congresso das Ligas Acadêmicas

Centenas de estudantes e profissionais estiveram no Anfiteatro da Reitoria nas noites de terça-feira e ontem durante a programação do IX Congresso das Ligas Acadêmicas realizado pelo curso de Medicina da Universidade de Marília (Unimar).

De acordo com o coordenador do curso, Dr. Heron Gonzaga as atividades propostas pelas Ligas Acadêmicas de Medicina da Universidade são muito relevantes e oportunizam atualização para os alunos. Segundo ele, foram duas noites de palestras com profissionais renomados nas quais foram discutidos temas relevantes para a formação.

“Nesta perspectiva, os acadêmicos saem do contexto de sala de aula e dos ambientes de atendimento para ter acesso às experiências destes grandes médicos e se tornarem profissionais cada vez melhores”, comenta o coordenador.

“A Unimar vive um grande momento na área médica e da saúde com importantes cursos, aumento do número de vagas e estudantes engajados nos diversos cenários”, explica. Abrindo o encontro, a psiquiatra Dra. Ana Cecília Petta Roselli Marques palestrou sobre Canabinoides: Uso Recreativo x Uso Medicinal.

“O tema das drogas é bastante delicado e deve ser olhado de forma ampla pelos estudantes da área da saúde, principalmente por ser um problema social bastante grave”, explica a psiquiatra. Ana foi seguida foi a vez do Dr. Cristiano Busso falando sobre congelamento de óvulos e preservação da fertilidade.  Fechando a primeira noite do encontro o Dr. Edgar Baldi Júnior, reumatologista, falou sobre Artrite Psoríasica.

Na quarta foi a vez de ouvir o cardiologista Dr. Bruno Ferrari tratando da atualização em insuficiência cardíaca congestiva, seguido pela neurocirurgiã Dra. Fernanda Possas Guimarães tratando a fisiologia do sono. No encerramento foi a vez da psiquiatra Dra. Adna Reis comentar o suicídio.

O Congresso das Ligas conta ainda com a oitava edição do Prêmio Wandercy Bergamo com os melhores trabalhos de pesquisa científica dos alunos. Dezenas de estudantes de outros cursos da área da saúde e de outras Instituições de Ensino também participaram da primeira noite de palestras.