Esportes

Nadadora de Marília vai disputar mundial júnior nos EUA

Nadadora de Marília vai disputar mundial júnior nos EUA

A nadadora mariliense Maria Eduarda Sumida integra a Seleção Brasileira definida para o 6º Mundial Junior de Natação que será realizado entre os dias 23 a 28 de agosto, em Indianápolis, nos Estados Unidos. Foram selecionados os 16 nadadores com os melhores índices técnicos nas seletivas do Torneio Open e Troféu Maria Lenk.

Com 16 anos, Maria Eduarda é atleta da equipe principal do Esporte Clube Pinheiros e da Base da Seleção Brasileira de Natação. É treinada por seu pai, dono de uma escola de natação e pratica o esporte desde os cinco meses de vida.

Em 2015 e 2016 representou o Brasil em Portugal e no Chipre, em torneio Europeu. Neste ano foi convocada para representar o Brasil no Mundial Junior de Natação, em Indianápolis, e também no Sul-americano Estudantil em Santiago, no Chile. Iniciou neste ano seu Ciclo Olímpico.

O objetivo é a classificação para as Olimpíadas no Japão. A atleta é um dos nomes mais fortes feminino para as próximas Olimpíadas. Maria Eduarda foi convocada para o 6º Campeonato Mundial Júnior, após seu desempenho nos 200m medley no Troféu Maria Lenk.


E para melhorar o seu rendimento, a atleta aderiu a um sistema de avaliação biomecânica e acompanhamento do fisioterapeuta José Alfredo Ordenes e o ortopedista Ricardo Hideki Yanasse, especialista em medicina do esporte.

Segundo a mãe de Maria Eduarda, Luciana Sumida, a melhora foi sentida em apenas três semanas. “A avaliação biomecânica conseguiu contribuir significativamente para uma melhora no seu rendimento dentro da água.”

O trabalho permite avaliar os movimentos do corpo durante uma determinada função e os movimentos posturais que geram sobrecargas no corpo e/ou alterações.