Na coluna da semana vamos falar de uma área da fonoaudiologia muito importante e que vem crescendo cada vez mais, trata-se de uma área extremamente necessária e promissora: A FONOAUDIOLOGIA OCUPACIONAL…A atuação fonoaudiologia em empresas pode ser fundamental na elaboração de programas de prevenção das perdas auditivas e de saúde vocal, em trabalhadores expostos a ruídos e produtos químicos, além da preocupação com acidentes físicos.
A exposição prolongada ao ruído causa sérios danos à saúde, em especial à audição. Em 2011, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o excesso de ruído como o segundo tipo de poluição que mais causa doenças no mundo.
A fonoaudióloga exerce um papel fundamental tanto nas empresas, quanto nas clinicas médicas e de saúde do trabalhador (clinicas ocupacionais) também podemos reforçar a necessidade de que as empresas cumpram as legislações trabalhistas e previdenciária, que evoluíram muito, a partir de 1998, quando foi regulamentada a necessidade da elaboração e gestão do Programa de Conservação Auditiva, que tem por objetivo prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais. Apesar da perda auditiva ser altamente passível de prevenção, altas taxas de prevalência ainda são encontradas (18 a 48%), como demonstraram estudos realizados com metalúrgicos, motoristas, gráficos e profissionais da construção civil.
A fonoaudiologia do trabalho compreende a área de audiologia ocupacional, responsável pela prevenção das perdas auditivas em trabalhadores expostos a ruído e outros riscos, a área pericial trabalhista, bem como a área de voz profissional, responsável pela prevenção dos distúrbios da voz relacionados ao trabalho em profissionais que a utilizam como ferramenta de trabalho.
O trabalhador que fica exposto ao ruído durante grande parte da jornada de trabalho, deve passar por treinamentos para que o mesmo tenha a consciência dos males que esse ruído pode provocar a sua audição caso o uso do EPI (protetores auriculares individuais) não seja utilizado adequadamente. “Apesar de todos os esforços, ainda é necessária muita atenção com a audição e voz do trabalhador.
Como realizar esta prevenção?
A melhoria dos ambientes de trabalho deve englobar, inicialmente, a eliminação ou o controle rigoroso dos riscos existentes. Assim como implantar medidas de proteção individual, como incentivo e fiscalização do uso de protetores auditivos. Contudo, essas medidas não isentam o empregador de proporcionar aos trabalhadores o acesso a exames periódicos de avaliações auditivas. O empregador deve sempre respeitar o tempo máximo de exposição diária permissível a cada nível de pressão sonora e ficar atento quando o funcionário. Reclamar de dificuldade para ouvir, de zumbidos recorrentes.
A Resolução Medicina do Trabalho dispõe do serviço de Fonoaudiologia e também de profissionais habilitados para desenvolver junto aos clientes o Programa de Conservação Auditiva, a saúde do trabalhador é de fundamental importância para o seu desempenho, se ele está bem consigo e no ambiente de trabalho, terá um Desenvolvimento de qualidade em suas atividades acordo com o esperado.
É importante que a empresa se preocupe em mantê-lo saudável, pois a empresa ganha também com isso. Para mantê-lo assim, elas dispõem de políticas de saúde, que o governo mesmo garante a todos os cidadãos. É importante ressaltar a necessidade do uso de equipamento de proteção individual, específicos para cada área de atuação, visando à diminuição dos acidentes de trabalho e garantindo sua segurança.
O importante é procurar uma boa Clínica Médica e de Saúde Ocupacional, onde seu funcionário receba um atendimento humanizado, com profissionais sérios e qualificados e sentir-se seguro e protegido.