Uma palestra seguida por coquetel, uma homenagem especial e o encontro de oito ex-presidentes marcaram na noite desta quinta-feira em Marília a celebração dos 83 anos da Associação Comercial e Industrial da cidade.
Oficializada em 20 de agosto de 1934, a entidade tem história que se confunde com o crescimento de Marília. Pela direção da Acim já passaram dois prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e até um deputado federal.
Atualmente sob direção do empresário Libânio Victor Nunes de Oliveira, dono de lojas na área de ferragens, a Acim comemora um momento de evolução, com a criação e modernização de serviços acompanhada por investimentos.
Além de uma sede bem instalada, a entidade investe em novas estruturas e prepara chegada de novas gerações de dirigentes e associados.
“Marília vive um momento muito bom, é forte em diferentes setores, no comércio, i9ndústria, serviços, tecnologia da informação, faculdades. Tem um momento diferenciado do país na geração de empregos, com áreas em que faltam é profissionais qualificados”, disse Libânio.
O dirigente resgatou história ao lembrar as primeiras intervenções da associação na vida da cidade. “A união dos empresários nasceu com a cidade, mas foi oficializada cinco anos depois porque o judiciário pediu colaboração dos comerciantes para regulamentar preço de fretes dos carroceiros.”
A celebração levou para a Acim sete ex-presidentes, além de Libânio Nunes. Acompanharam o evento os empresários Pedro Gelsi, Khalil Haddad, Pedro Pavão, Nelson Mora, Marcos Rezende, Sérgio Lopes Sobrinho e Daniel Alonso, atual prefeito, que dirigiu a entidade por seis meses entre 2011 e 2012.
Daniel disse em discurso que a cidade respira empreendedorismo e abriu 1.500 empresas só neste ano. Apontou saldo positivo de 350 vagas de empregos criadas entre novos empregos e demissões.
O empresário Odair Martins, da rede Odair Pneus, disse que a Acim atua como grande incentivadora do comércio e do crescimento na cidade. Integrante da diretoria, lembrou a conquista de prêmios estaduais e serviços que atendem associados e mesmo comerciantes não filiados.
O vereador e ex-presidente da Acim Marcos Rezende disse que a entidade ajuda a desenvolver cidadania e honra a cidade com destaque nacional graças ao trabalho de todos seus dirigentes.
O empresário Pedro Pavão, presidente do Sindicato do Comércio e ex-presidente da Acim, também elogiou a estrutura e força da entidade e disse estar muito feliz por fazer parte desta história.
A Acim descerrou placa com a foto de Daniel na galeria de ex-dirigentes da entidade. No final deste ano, Libânio Nunes deve encerrar seu mandato e caminha para integrar o rol histórico de dirigentes, embora não haja definições sobre sua saída ou sucessão.
Ele defende a posse do atual vice-presidente, Adriano Luiz Martins, empresário no setor de tecnologia e uma nova geração de lideranças na cidade.
A celebração na Acim teve ainda participação de Marco Aurélio Bertaioli, ex-prefeito de Mogi das Cruzes e dirigente da Facesp, que falou sobre empreendedorismo e investimentos em educação e qualificação de estudantes.