Marília

Universidade gratuita à distância terá 300 vagas em Marília e apoio na Famema

Universidade gratuita à distância terá 300 vagas em Marília e apoio na Famema

A Famema (Faculdade de Medicina de Marília) será polo presencial de atividades para até 300 vagas da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), que oferece cursos à distância de forma gratuita.

A cidade deverá oferecer os cursos de Engenharia de Produção, Computação, Pedagogia, Matemática, Tecnólogo em Gestão Pública e Desenvolvimento de Jogos Virtuais. 

A universidade oferece um tutor online para grupos de 150 alunos, além de polo físico instalado e estruturado para atendimento presencial, com um coordenador e aulas quinzenais para tirar dúvidas.

O polo fica aberto todos os dias à disposição do aluno. Vai oferecer laboratório de informática e biblioteca, além de espaços de atendimento.

“Nós da Famema nos sentimos muito honrados pela presença de todos vocês.  A Famema  é uma instituição de ensino de muito orgulho para Marília. Nossa missão é ensinar e esse projeto veio para expandir nosso objetivo”, enfatizou o diretor geral da Famema, Valdeir Fagundes de Queiroz.

A Univesp é a quarta universidade pública do Estado de São Paulo, após USP, UNICAMP e UNESP, e reconhecida como a primeira pública virtual do Brasil.

O professor Ricardo Alexandre Bocalon, que assumiu a direção da Univesp em fevereiro, destacou desafio de aumentar as ofertas de vagas e de alunos.

“Tínhamos 2.000 alunos no início deste ano. O desafio era lançar o vestibular em julho e abrir 16 mil vagas em 4 cursos: Engenharia de Produção, Computação, Pedagogia e Matemática com professores da USP, UNESP e UNICAMP. O projeto piloto visava levar esse ensino para cidades menores do estado. Fizemos teste em 63 cidades. Para nossa surpresa tivemos 170 mil inscritos”, disse.

Segundo o diretor, em 2018 serão 30 mil vagas para cem cidades. “Além dos quatro cursos já abertos, vamos abrir também em Marília, vagas para Tecnólogo em Gestão Pública e Desenvolvimento de Jogos Virtuais, em parceria com o Centro Paula Souza.”

Prefeitos, secretários municipais e vereadores de municípios da região, como Lins, Garça, Pompeia, Paraguaçu Paulista, Ocauçu, Campos Novos Paulista, Alvinlânida, Maracaí e Ribeirão do Sul, interessados em ter polos locais da Univesp, também participaram do evento de inauguração do polo de Marília.