O vendaval deste domingo deixou pelo menos 480 ligações da cidade sem fornecimento de energia no período de pico da crise. A situação foi mais grave em bairros da zona oeste e sul, onde dois postes caíram e houve prédios com destelhamento.
Segundo a CPFL, os reparos na rede pública foram todos feitos ainda no domingo e nesta segunda foram atendidos casos pontuais de problemas. Equipes do Corpo de Bombeiros percorreram bairros onde a queda dos postes poderá representar riscos.
Em nota, a CPFL afirmou que a queda de árvores, galhos e objetos lançados nos fios pelo vento provocaram ruptura de cabos em alguns pontos. “No momento, a situação encontra-se normalizada e equipes da CPFL atendem ocorrências pontuais”, informa a companhia.
RECUPERAÇÃO
No final da manhã desta segunda a prefeitura informou que equipes da Secretaria da Assistência Social, Obras e Planejamento Urbano estão nos bairros afetados (Toffoli e Azaleia, Zona Sul) fazendo o cadastro das famílias atingidas e que vão receber ajuda.
“Paralelamente outras equipes estão no Clube dos Bancários fazendo a separação do que foi arrecadado. As doações neste momento podem ser entregues na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Av. Santo Antonio nº 721 (14) 34012450) e no CRAS Teotônio Vilela (Rua Sebastião Mazali (14) 34513694).”
A maior demanda são fraldas para crianças e idosos, roupas para bebês, inclusive recém-nascidos, carrinho de bebê e produtos de limpeza. Além dos alimentos não perecíveis, as famílias precisam de material para construção, especialmente telhas.
“O prefeito Daniel Alonso tem entrado em contato com empresários e amigos que já estão se solidarizando com a causa e fazendo as doações, inclusive de telhas. Porém, como a situação é muito precária, qualquer item utilizado para conserto das casas será muito bem vindo.”
A Unimar, que teve alguns blocos e saguão do auditoria prejudicados pelo vendaval, divulgou nota com imagem que a área foi toda recuperada e está pronta para receber público da Semana Jurídica, que começa nesta segunda com palestras de renome para profissionais e estudantes
CLIMA
Uma boa notícia é a previsão de dias sem chuvas até a próxima semana. Segundo radares do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp em Bauru, a frente fria que manteve o tempo coberto nos últimos dias desloca-se para a faixa leste do Estado. O tempo deve ter sol com poucas nuvens na cidade.
“No decorrer do dia a nebulosidade e as chuvas diminuem a partir do oeste do estado, devido ao avanço da frente fria para o Rio de Janeiro induzido pela entrada do sistema de alta pressão pós-frontal.”
Até a sexta-feira as temperaturas mínimas devem girar em torno dos 14 graus, mas a sensação térmica pode ser influenciada por ventos acima dos 20km de velocidade, considerados moderados.