Marília

Doação de alimentos será ingresso para Examar; concurso vai eleger Rainha da Festa

Doação de alimentos será ingresso para Examar; concurso vai eleger Rainha da Festa

A volta da Festa do Peão de Boiadeiro da Examar terá quatro dias de evento gratuitos com a entrada em troca de um quilo de alimento para o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura. A arrecadação foi anunciada na tarde desta quarta-feira em evento que apresentou também projeto de eleição da Rainha da Festa.

A organização promete montar locais de arrecadação antecipada para que o público tenha mais conforto e facilidade nos dias da festa, que acontece entre 5e 8 de outubro no recinto de exposições, na zona norte.

A volta dos rodeios marca o reencontro de Marília com provas de montarias após sete anos de proibição e falta de regulamentação. Em nota distribuída à imprensa, os organizadores dizem que as provas “que estão enraizadas nas nossas tradições rurais e no gosto popular” e que “tudo será feito com cuidado, transporte, atenção à saúde e proteção para animais, competidores e o público”.

Haverá possibilidade de troca dos alimentos também na portaria de acesso ao evento. A grade de shows não foi divulgada e deve ser apresentada oficialmente em um coquetel de lançamento a ser marcado, junto com a programação dos rodeios.

A parceria da Prefeitura de Marília será dando apoio ao evento e arrecadando alimentos para o Fundo Social de Solidariedade. “Estamos muito animados, vamos arrecadar muitos alimentos que serão distribuídos para entidades da nossa cidade”, disse Selma Regina Alonso, Presidente do Fundo Social de Solidariedade.

O prefeito Daniel Alonso enfatizou que nenhum dinheiro público será investido no evento, apenas o apoio. “Temos e devemos apoiar eventos como este, além de atrair visitantes para a nossa cidade e contemplar a cultura de rodeios, cultura essa com muita responsabilidade e não aos maus tratos, vamos alavancar a economia que gira muito nos dias da festa.”

RAINHA DA FESTA

Antes do evento, dia 17 de setembro,  acontecerá a escolha da Rainha do Rodeio no próprio local da festa. Com o apoio da Secretaria da Cultura, serão escolhidas também, a primeira e segunda princesa da festa. As inscrições serão abertas na Cultura e devem envolver doação de leite longa vida pelas candidatas.

Estrutura

A nota da organização diz que o recinto vai oferecer 120 mil metros quadrados de área com , com instalações elétricas, hidráulicas e área de estacionamento seguras. A Examar deve ter ainda rede WIFI liberada para os usuários, alojamento animal, banheiros, pista para provas, praça de alimentação, parques e muito mais.

O parque de exposições e Hípica ”Santo Barion” popularmente conhecida como Examar, foi construída pela SAM – Sociedade Agropecuária de Marília durante gestão do pecuarista Ubaldo Oléa e inaugurada em 4 de Outubro de 1981.

“Desde sua inauguração até o final da década de 90, a Examar foi uma das feiras agropecuárias de maior destaque e credibilidade do estado de São Paulo e também do Brasil, trazendo shows com artistas consagrados no cenário musical e fazendo parte do circuito internacional de rodeios”, diz a nota.