Marília

Cenário de estabilização é animador, diz dirigente da Acim

Cenário de estabilização é animador, diz dirigente da Acim

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília, Libânio Victor Nunes de Oliveira, considerou animadora a pesquisa desenvolvida pelo Banco Central que mostra após dois anos de recessão, dados que confirmam cenário de estabilização da economia e perspectivas de retomada gradual da atividade econômica têm se fortalecido. Segundo o dirigente, nos últimos meses, apesar dos escândalos políticos, há “evidências” de recuperação.

Entre os sinais está o crescimento de 1% da economia brasileira no primeiro trimestre deste ano, além de sinais de recuperação nos setores de indústria e serviços. “Isso tudo ajuda muito a economia, num todo, o que repercute diretamente no comércio varejista”, falou.

De acordo com o parecer do diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Viana de Carvalho, a população ocupada cresceu 0,6% no segundo trimestre e houve criação líquida de postos de trabalho no mercado formal no primeiro semestre.

“Em julho, houve a criação de 36 mil vagas, o quarto mês consecutivo com resultado positivo”, assinalou o dirigente do BC, que pontuou ainda o fato da “produção industrial ter oscilado entre dados positivos e negativos, mas cresceu 1,2% no semestre e teve dois trimestres consecutivos de crescimento, o que não ocorria desde 2014”.

Para Libânio Victor Nunes de Oliveira a tendência de que esses dados sejam percebidos pelos consumidores e comerciantes no volume de as vendas do final do ano, considerado o melhor período para o comércio varejista.