Marília

Pacientes de Marília, Botucatu e SP recebem órgãos de rapaz morto em Assis

Médicos levam coração para transplante em SP – Reprodução TV Tem
Médicos levam coração para transplante em SP – Reprodução TV Tem

Um paciente de Marília, um de Botucatu e um de São Paulo receberam órgãos doados pela família de um jovem de 15 anos que morreu em um acidente de moto na rodovia SP-333, em Assis.

O paciente de Marília recebeu os rins do rapaz, que faleceu na terça-feira. O fígado foi doado a um paciente de Botucatu e o coração foi levado para São Paulo, de avião, para transplante realizado minutos depois. A operação para retirada dos órgãos mobilizou pelo menos 20 médicos de três hospitais na Santa Casa de Assis.

O acidente aconteceu no domingo. A moto em que o rapaz andava como garupa atingiu um barranco. Os médicos declararam morte cerebral na madrugada da terça. A família decidiu doar os órgãos.

Foram três horas de cirurgias para retirada dos órgãos. A equipe de São Paulo ainda estava em Assis quando o paciente era preparado na capital para receber o coração.

“A gente se reuniu, conversou e decidimos pela doação. Como já tínhamos perdido nosso parente, resolvemos salvar vidas e esperamos que os transplantados tenham longos anos de vida”, disse Valdir Martins, tio do rapaz, em entrevista à TV Tem.