Culinária

Bragança espera 35 mil em Festa da linguiça e lança versão vegetariana

Bragança espera 35 mil em Festa da linguiça e lança versão vegetariana

A cidade de Bragança Paulista (430km de Marília) espera atrair até 35 mil pessoas para a 7ª edição da Festa da Linguiça, de 6 a 10 de setembro, com novidades até no cardápio: devem servir linguiça vegetariana.

Segundo a organização o público poderá saborear pelo menos 20 tipos de linguiça, com algumas variações pouco comuns, como recheios de damasco e pimenta biquinho. 

A linguiça vegetariana à base de soja, usa a proteína vegetal  com todos os temperos e especiarias usadas em linguiça tradicional como coentro e louro.

Será servida com diferentes versões, como simulado de calabresa bem apimentada e opção com cogumelos, além da linguiça fininha para ser usada em lanches, batizados como “Not dog”, afinal, não tem carne..

Mas as receitas vão além de lanches: escondidinho, empanados, pastel, como petiscos com anéis de cebola, pizzas, assados em grelha, em feijão preto e no que a criatividade mandar.

A festa terá ainda o “Concurso Glutão”, que vai eleger o maior comilão de linguiça dos últimos tempos. Os candidatos terão que comer lanche por metro. Quem come mais, leva.

Participam dez produtores de linguiças apresentando ao público diversos tipos e sabores da iguaria de formas diferentes, além dos tradicionais lanches e porções.

Os expositores vão oferecer pratos diferenciados e mostrar que a linguiça bragantina pode ser utilizada na culinária de formas inusitadas, não se limitando ao formato lanche com vinagrete ou churrasco.

Conhecida nacionalmente a linguiça bragantina é famosa por ser produzida artesanalmente com receitas passadas de gerações a gerações. A fama se deu pela forte colonização italiana e a tradicional criação de suínos na cidade.

A linguiça artesanal ganhou visibilidade com as viagens para distribuição de café e outros produtos e artefatos da região. O produto acabou “pulverizado”. Encantadas com a qualidade da iguaria, as pessoas já se manifestavam com um “não se esqueça de trazer a linguiça de Bragança”.

A festa acontece no Parque de exposições “Dr. Fernando Costa”, mais conhecido como Posto de Monta. Segundo os organizadores a edição de 2016 recebeu 30 mil pessoas e foram consumidos 1000 kg de linguiça.

Serviço: 
7ª Festa da Linguiça de Bragança Paulista
De 6 a 10 de setembro de 2017, das 10h às 22h
Local: Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto Monta)
Avenida Dr. Fernando Costa, s.n –  Bragança Paulista – SP
Entrada Gratuita
Informações: (11) 2473-1463
www.festadalinguica.com.br