Marília

Luto – Cidade perde o professor e ex-vereador Luiz Rossi

Luiz Rossi ao lado da esposa, Wilma, companheira por mais de 50 anos. Professor, empresário e político, ele faleceu aos 85 anos
Luiz Rossi ao lado da esposa, Wilma, companheira por mais de 50 anos. Professor, empresário e político, ele faleceu aos 85 anos

Faleceu na manhã desta quarta-feira em Marília o professor, empresário e ex-vereador Luiz Rossi, de 85 anos, que desde 1947 adotou a cidade como sua terra e aqui desenvolveu carreira pessoal, profissional e política de sucesso.

Nascido em Palmares Paulista, na região de Catanduva, Rossi foi agricultor com a família e chegou a Marília com 15 anos decidido a estudar. Antes disso foi garçom e padeiro.

Cursou o ginasial e o curso normal, para formação de professores. Foi fundador do GETAM (Grupo Estudantil de Teatro Amador de Marília), um grupo de vanguarda e revelação de talentos.

Em 1969 assumiu o primeiro mandato como vereador na cidade. Reeleito para a função em 1973, chegou a presidente da Câmara por dois anos, e teve terceiro mandato entre 1983/1988.


Luiz Rossi recebe título de Cidadão Mariliense com homenagem da filha, Adriana

Foi Secretario da Administração por oito anos, diretor de finanças, diretor e presidente da Emdurb, seu último cargo público. Costumava tratar de forma humilde  sua carreira. “Tivemos aí uma vida publica razoável”, brincava.

Casado com Wilma em 1965, teve uma filha, Adriana Rossi, psicóloga, que era companhia constante do pai, especialmente em encontros do Rotary Club de Marília-Leste, onde Rossi foi fundador, presidente e manteve atividade constante até seu afastamento para cuidar da saúde, no início do ano.

Foi um dos mais ativos participantes em projetos de atendimento social e comunitário da organização e a partir do Marilia-Leste, acompanhou e ajudou a desenvolver outros clubes.

Neste ano foi alvo de homenagens especiais da organização em dois momentos: no clube que fundou e no Rotary Club de Marília 4 de Abril.

Além da vida política bem sucedida, Luiz Rossi teve uma carreira como professor e administrador. Comandou a fábrica de Biscoitos Xereta por algum tempo, até sua venda para um grupo empresarial maior, vice-presidente da Associação Comercial e conselheiro do Ciesp na cidade.


Comando da emdurb foi último cargo público do ex-vereador, professor e empresário

Foi Presidente do Grêmio Litero Esportivo “Dr. Bezerra de Menezes”,  Tesoureiro da Fundação de Ensino Superior de Marília, responsável pela gestão da Famema, e figura atuante em projetos comunitários e entidades sociais.

Em 1998 recebeu da Câmara o título de Cidadão Mariliense, em noite de plenário e galerias lotadas e presenças de dirigentes do Rotary, autoridades políticas, Ciesp, Famema e outras instituições por onde Rossi passou.

Em 2014 lançou o livro “De Caipira a Luxento”, em que conta sua trajetória com algus detalhes, como a viagem de 12 horas para chegar de Catanduva a Marília com a família.

Luiz Rossi vinha em tratamento médico desde o início do ano, quando foi submetido a uma cirurgia na cabeça mas mesmo em recuperação manteve contato com amigos, presença em solenidades e eventos sociais. Nos últimos dias, com agravamente de seu quadro, foi internado e levado para a UTI da Santa Casa, onde faleceu. 

O velório é feito no Salão Nobre do Velório Municipal e o sepultamento deve ocorrer nesta quarta-feira em horário a ser confirmado