Marília

Feira de profissões apresenta cursos e leva estudantes para Unimar

Feira de profissões apresenta cursos e leva estudantes para Unimar

A Unimar (Universidade de Marília) abriu nesta terça-feira mais uma edição do projeto Universidade Aberta, que durante três dias vai abrir a instituição para estudantes do ensino médio de diversas escolas de Marília e região conhecerem os cursos, a estrutura e escolherem a sua opção de careira profissional.

O projeto neste ano teve adesão de 100% das escolas da cidade e dezenas de instituições da região. Além de conhecer a Unimar, os estudantes podem fazer inscrições para vestibular com taxas simbólicas.

Os estudantes, já em vias de prestar vestibular ou mesmo no início do ensino médio, podem visitar estandes com informações e material de uso de cada curso no Ginásio de Esportes. Depois, fazem um passeio monitorado pela universidade.

O reitor da Unimar, Márcio Mesquita da Serva, participou da abertura e destacou a integração da Unimar com a comunidade e a história de Marília. “Os alunos podem fazer as inscrições de forma facilitada, podem conhecer mais sobre a universidade que é de Marília e não saiu daqui, nunca quis estruturas fora da cidade.”


A Pró-Reitora de Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, explicou que as visitas permitem tirar dúvidas, ajudar nas escolas e ainda oferecem visitas interativas que auxiliam na escolha do curso.

“É um momento difícil de escolha para os estudantes e aqui eles podem visualizar experiências reais dos cursos, das áreas em que já têm afinidade. Tivemos 100% de adesão das escolas de Marília, serão três dias intensos de visitas, esclarecimentos e muito envolvimento.”

O prefeito Daniel Alonso acompanhou o lançamento oficial do evento e destacou a integração da universidade com a prefeitura. “Temos as parcerias, temos os atendidos feitos em integração com a Unimar, projetos em diversas áreas. A Unimar se confunde com a própria cidade, é uma divulgadora de Marília.”

Alunos apresentam as atividades em medidas que envolvem desde explicações até demonstrações práticas de atividades e até exames de tipologia de sangue.

O resultado é um momento de interação e todos os estandes registram grande movimentação. As ciências extas e de tecnologia apresentam equipamentos como impressora 3d, robôs, ligações eletrônicas. Veterinária mostra equipamentos do hospital, técnicas e informações.

Cursos de Agrárias expõem equipamentos, plantas, sementes e controle de pragas. Na área da saúde estão réplicas de produtos de odonto, bonecos para aulas de enfermagem, testes de sangue e em pedagogia estão informações e personagens, como Emília e o Visconde de Sabugosa, dos livros de Monteiro Lobato.


A estudante Caroline Bedusque,  do 1º ano de pedagogia, vestiu-se de Emília e elogiou a iniciativa da Unimar. “É maravilhoso, foi assim que eu me interessei pelo curso, quando vim para a Universidade Aberta. E é minha verdadeira paixão, não existe profissional sem professor na base. Encontrei o curso assim e foi uma escolha certa.”


O professor Fábio Manhoso, coordenador do curso de Medicina Veterinária, disse que o evento faz parte da tradição da Unimar e é uma alegria receber os jovens.

“Além de poder ter contato visual, o aluno pode conhecer as estruturas e ver o leque de atuação de cada profissional. A própria Veterinária, quando você  pergunta as pessoas dizem que cuida da saúde animal,  mas faz muito mais que isso. Trata de saúde das pessoas, meio ambiente, economia”, explica.

“A gente percebe que o adolescente chega no vestibular indeciso. E a feira não atinge só o do terceiro ano do ensino médio, atinge o aluno do primeiro, que pode conversar com monitores, alunos, docentes”, conta o coordenador de Agrárias, Ronan Gualberto.


Aluna de Arquitetura, Rebeca participou como visitante ainda no ensino médio, depois como expositora e neste ano é monitora do projeto e percorrer a universidade com os estudantes. “Todo mundo tem uma fase de dificuldade em saber o que quer, a feira ajuda bastante, eu já tinha indicação e fiquei mais apaixonada ainda.”


O professor de biologia Pedro Galina é estudante em seu segundo curso na Unimar e esteve na abertura para levar grupo de alunos. “Eles conseguem ter contato para decidir. Nesta fase escolher a graduação, o que vai fazer para o resto da vida é complexo.”

Jaqueline, que foi aluna e trabalhou na Unimar, voltou à instituição com estudantes de ensino médio e elogiou a iniciativa. “Na minha época não havia esse tipo de serviço, havia orientação nas escolas, mas de maneira mais frágil. Fazer isso desperta a curiosidade, aguça a curiosidade, tira parte das dúvidas.”

As visitas acontecem em dois períodos – pela manhã e à noite, a partir de 19h, e seguem até esta quinta-feira na universidade.