A saúde de Araçatuba (150km de Marília) registrou nesta terça-feira o segundo caso de criança picada por escorpião nos últimos cinco dias e aumenta uma estatística que chega a 260 acidentes no ano. O número de 2017 até setembro já supera todas as ocorrências do ano passado.
O novo caso foi registrado em uma creche-escola no centro da cidade. O menino foi internado na Santa Casa e um boletim divulgado aponta que o quadro é estável e o menino passa bem. No sábado uma menina morreu depois de ser picada na escada de uma igreja.
Apesar dos acidentes com crianças, as estatísticas da saúde indicam que a maioria das vítimas são pessoas com 55 a 64 anos. Só em setembro foram 15 casos com o acidente desta terça-feira.
Há ainda um caso em suspeita de picada com falecimento de um menino de dois anos que morreu após passar mal em uma escola municipal. A criança apresentou vermelhidão em uma das mãos após brincar na caixa de areia da escola e a suspeita é que tenha sido picada por um animal peçonhento.
As picadas geralmente provocam pequenas lesões, mas a dor é intensa. A intoxicação pelo veneno leva a insuficiência cardíaca e arritmia cardíaca.
Uma sindicância da prefeitura deve investigar condições do acidente com o menino que faleceu. Além disso, a Saúde anuncia ações de controle em prédios públicos e vistorias em residências.