Educação

Escola de Redação ganha alunos, novo espaço e foca sucesso em vestibulares

Escola de Redação ganha alunos, novo espaço e foca sucesso em vestibulares

A preparação de alunos para as redações de vestibular e concursos ganhou nova estrutura em Marília com um projeto tradicional que acumula bons resultados. A Escola de Redação Tito Bassan, com anos de atuação, inaugurou novo endereço, com maior espaço e mais estruturas de apoio. O novo prédio oferece, além das salas de aulas e práticas, novos espaços para estudos, biblioteca e atendimento personalizado aos estudantes.

“O novo espaço é mais amplo, mais confortável e acolhedor.  A mudança ocorreu em função do grande crescimento da escola em número de alunos e turmas. Temos alunos de Marília, Assis, Tupã, Getulina, Pompeia, Vera Cruz, Garça, Oscar Bressane , Lins Echaporã e Guarantã”, diz o professor Tito Bassan, que dirige a escola. 

O espaço recebe alunos que em alguns casos chegam as 14h e ficam até as 22h estudando em algum dos ambientes.  Mantém aulas semanais focada em dissertação (Enem, Unesp, Fuvest,  Famema, Barro  Branco e outros) e aulas de gêneros aos sábados, periodicamente (Uem, Uel, Ufpr, Unicamp).

“As oficinas aos sábados também são focadas em provas específicas como a Medicina-Unimar.  Em relação a MED-Unimar é importante salientar que tivemos  25 aprovações no meio do ano, com os 1º, 2º, 3º, 6º, 7º e 14º lugares. “

Ex-alunos figuram anetre os aprovados na Famema e já são 70 alunos com notas acima de 900 no Enem, dos quais 13 alunos com nota 980. “São muitas aprovações nas federais, estaduais e particulares, pelo menos 225 aprovados e 71 em Medicina.”

Tito Bassan explica que o curso específico vai além de complementar o aprendizado de ensino médio e cursinho. O estudante recebe noções de estrutura e teoria de redação envolvidos com debates, reflexões  e análise sobre os mais diferentes temas no contexto político, cultural, social, histórico e internacional.

“A proposta  do curso auxilia muito no rendimento escolar, também. A nossa argumentação é transdisciplinar, ou seja, qualquer tema abordado envolve as áreas de história, sociologia, filosofia, geografia, literatura, ecologia, economia e antropologia. O jovem tem uma concepção ampla e detalhada do assunto.”

As aulas de dissertação duram em média três horas semanais. “O aluno passa a escrever melhor, desenvolve mais as habilidades como a interpretação e análise de temas e textos. O nosso material didático é relativamente extenso: de 10 a 16 páginas semanais: proposta de redação, fontes textuais concernentes ao tema e teoria, desenvolvida em sala de aula.”

Apesar de toda a inovação, a principal dica para o aluno não é nova, mas precisa ser sempre repetida: “é importante ler, ler muito e estar antenado com tudo o que ocorre no Brasil e no mundo. Deve ser um cidadão do mundo. O repertório é fundamental  e atrelado a uma estrutura consistente, só gera excelentes resultados.”

O curso envolve programa de quatro meses de atividade que envolve produção mínima de uma redação por semana, duas sempre que possível. “Ministro todas as aulas, de dissertação (estrutura e argumentação), assim como  as oficinas de gêneros e outras específicas. Sou autor do material. Tenho uma equipe para correção e outra para atendimentos individuais.

Para mais informações acesse a página da escola no Facebook ou entre em contato pelo telefone (14) 3413-3906, whatsapp 99792-0395 ou email [email protected]