Educação

Veja dicas de temas e organização para redação do Enem

Veja dicas de temas e organização para redação do Enem

Histórico de temas de grande abrangência e polêmicas sociais. Debates que podem ir do meio ambiente à homofobia, obesidade infantil e bullying. A previsão de professores e especialistas mostra que a redação do Enem em 2017 vai exigir muito preparo dos alunos mais uma vez e algumas dicas podem ajudar a enfrentar a prova.

Nos últimos cinco anos os temas trataram de questões sociais e de comportamento e a primeira dica é: analisar as provas passadas e trabalhar a compreensão dos temas que já foram propostos.

Outra orientação é que os alunos façam exercícios sobre os temas para entender melhor as discussão que envolvem, não só escrever o texto. Tão importante quanto escrever longos textos, é preciso refletir para formar ter argumentos sobre as diferentes propostas.

A Agência Brasil, um serviço nacional de comunicação, ouviu especialistas em grandes centros para formar quadro de orientações e análise sobre as provas.

O professor de filosofia Leandro Vieira, destaca a importância de acompanhar informações sobre atualidade. Lista questão ambiental e a mobilidade urbana, com foco no transporte público nas grandes cidades, como prováveis temas.

Ele também lembra do assunto liberdade de expressão. “Nos últimos anos tem havido um grande debate sobre o que pode ou não ser dito, os limites para a liberdade de expressão”, diz.

Professora em São Paulo, Maria Aparecida Custódio elaborou uma lista com cerca de 30 temas possíveis. Entre os destaques estão os caminhos para combater a homofobia no Brasil, a gravidez na adolescência, os hábitos alimentares relacionados à obesidade infantil, o bullying e a violência nas escolas.

Destaca como possíveis assuntos a serem abordados na prova as crises hídrica e energética, o marco da biodiversidade, a produção de lixo e o consumo sustentável. “São assuntos da atualidade, que mobilizam a opinião pública e que são de interesse de todos nós”, diz.

Maria Aparecida lembra que os temas do Enem são predominantemente nacionais e sempre temas sociais, ambientais e relativos a direitos humanos.

O texto da redação do Enem deve ser dissertativo e o candidato deve apresentar uma proposta de solução para o problema proposto, a chamada intervenção. Também deve ser apresentada uma referência textual sobre o tema.

“Não precisa ser filosófico ou fato histórico, pode ser uma música, uma leitura, um documentário. Pensar em referências que poderiam valorizar a argumentação”, diz Carolina.

Maria Aparecida Custódio diz que, nessa reta final não adianta tentar recuperar o tempo perdido, fazendo uma redação por dia. O que o aluno deve fazer, segundo ela, é observar as redações que tiveram uma nota boa no ano passado, pois os critérios estão sendo mantidos.

Neste ano, a prova do Enem será realizada em dois domingos. Em 5 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos, redação e ciências humanas. No dia 12 de novembro será a vez das provas de ciências da natureza e matemática. O exame será aplicado em 1.724 municípios, para 6.731.203 inscritos.