Marília

Chuva deixa 8.000 sem energia em Marília e danos na cidade e região

Mapa meteorológico mostra grande faixa de nebulosidade sobre todo o Estado – Reprodução
Mapa meteorológico mostra grande faixa de nebulosidade sobre todo o Estado – Reprodução

Pelo menos 8.300 moradores de Marília encaram a manhã de segunda-feira sem energia em casa. O problema afeta ligações em bairros de diferentes regiões e segundo a CPFL é provocado pela tempestade da madrugada com chuva e vento forte.

Há relatos de danos e problemas também na região. Em Gália há moradores sem energia e a prefeitura de Garça distribuiu nota para informar que o distrito de Jafa terá problemas com abastecimento em virtude dos cortes de energia. A chuva danificou uma chave de alta tensão no poço 2 do SAEE (Serviço Autônomo de Águas e Esgotos).

Os cortes de energia atingiram moradores das zonas sul, leste e norte da cidade. O bairro Novo Horizonte encara longo período sem energia. Havia previsão de religação às 10h30, mas a CPFL já avisou aos moradores que a regularização deve ocorrer no começo da tarde.

“Caiu de madrugada, geral. Geladeira, chuveiro, tudo sem energia”, explicou uma moradora que entrou em contato com o Giro. Comerciantes da região também reclamam de longo período sem energia e riscos para produtos.

No Jardim Marajó, na zona sul, moradores relataram algumas horas de fornecimento, que foi restabelecido pela manhã. Na zona norte, moradores do Altos do Palmital enfrentaram já na semana passada danos com queda de fases, que deixam as casas com ligação parcial. O problema foi repetido nesta  segunda.

No jardim Maria Izabel há relatos de ruas sem energia na região próxima à fazenda Cascata, também com prejuízos para moradores e pontos comerciais.

“A CPFL Paulista informa que, no momento, em Marília, há 8.300 clientes que estão com o fornecimento de energia interrompido e outros 15 na região de Gália, totalizando 8.315 no total – consequência das chuvas que afetaram a região. As equipes de campo já foram acionadas e estão empenhadas em realizar o restabelecimento de energia o mais breve possível. Ainda não há uma previsão de restabelecimento do serviço”, diz nota da CPFL.

Segundo a Prefeitura de Marília, não houve relato de danos em residências ou destelhamentos com grande gravidade para bairros em situação de vulnerabilidade social. Havia informações de casos isolados em alguns bairros que seriam visitados pela Defesa Civil.

Segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas de Bauru, nesta segunda-feira a passagem de um sistema frontal pelo estado ocasiona muita nebulosidade e ocorrências de chuvas com intensidades moderadas a fortes, acompanhadas de descargas elétricas.

O tempo nublado e ventos mantêm temperatura baixa na cidade e região e a mínima pode chegar à faixa dos 13º até a quarta-feira.