Marília

Encontro nesta quarta discute tarifas de ônibus em Marília; empresas pedem 23%

Encontro nesta quarta discute tarifas de ônibus em Marília; empresas pedem 23%

Um encontro do SAF (Sistema Auxiliar de Fiscalização do Transporte Coletivo de Marília) deve apresentar na tarde desta quarta-feira o primeiro parecer oficial sobre o pedido de reajuste das tarifas de ônibus na cidade.

A AMTU (Associação Mariliense de Transporte Urbano), que representa as empresas Grande Marília e Sorriso, protocolou pedido de reajuste de 23% que elevaria a tarifa dos atuais R$ 3,00 para R$ 3,70.

A empresa Grande Marília protocolou ainda uma notificação administrativa para cumprimento do contrato de prestação dos serviços que prevê reajuste tarifário e equilíbrio financeiro-econômico, sob risco de inviabilizar o atendimento e atividades da empresa.

A discussão sobre reajuste das tarifas se arrasta há meses e as empresas acusam a prefeitura de não cumprir o contrato e não reconhecer aumento de custos, como alta de combustíveis, reajuste de salários e aumento das situações de gratuidade, como descontos para estudantes.

Segundo a empresa, novas situações de gratuidade elevaram o peso destas passagens de 28,46% em outubro de 2015 para 39,08% em setembro de 2017. Em dois anos o serviço acumulou gastos de 14,4% sobre os salários e 18,0% sobre o óleo diesel, de acordo com as planilhas das empresas.

Apesar dos pedidos e das considerações das empresas, a prefeitura ainda não fez qualquer pronunciamento formal sobre cumprimento do contrato ou previsão do reajuste.

A administração divulgou na tarde desta terça uma nota sobre o encontro do SAF, mas não adiantou como deve se posicionar a partir do parecer. Veja a íntegra da nota:

A Prefeitura de Marília informa que será realizada nesta quarta-feira, dia 10, às 14h, no auditório do 2º andar da rua Bahia, número 40, uma importante reunião do SAF (Sistema Auxiliar de Fiscalização do Transporte Coletivo Urbano de Marília), que é o órgão responsável para analisar as demandas de trânsito e transporte em geral no município, inclusive com relação a possíveis reajustes da tarifa do transporte público.

É importante ressaltar que a reunião do SAF desta quarta-feira será fechada, sendo que a imprensa em geral terá o acesso liberado após o final do encontro,quando poderá fazer as entrevistas que julgar necessárias.

O SAF, criado pela Lei 3.143 de 23 de Junho de 1.986, é constituído por 22 membros, sendo 11 titulares e 11 suplentes, contando com dois representantes – um titular e um suplente – da Prefeitura Municipal de Marília, da Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional) de Marília, do Gaoc (Grupo de Apoio e Orientação ao Trânsito e à Cidadania), da Concessionária do Serviço de Transporte Coletivo Urbano, da Umes (União Mariliense dos Estudantes Secundaristas), dos Diretórios Acadêmicos regularmente constituídos no Município e filiados à UNE (União Nacional dos Estudantes), do Comdim (Conselho Municipal do Idoso de Marília), da AADEF (Associação de Apoio ao Deficiente Físico de Marília), do Camom (Conselho de Associações de Moradores de Marília) e das Centrais Sindicais com atuação em Marília.