O bispo emérito de Marília, Dom Osvaldo Giuntini, recebeu na noite desta segunda-feira na Câmara de Marília um certificado com votos de congratulações em homenagem aos 35 anos de ordenação episcopal, comemorado no último dia 12 de setembro.
A entrega foi feita durante a sessão ordinária e os vereadores participaram do ato em homenagem ao bispo, provocado por requerimento do presidente da Câmara, delegado Wilson Damasceno.
“Dom Osvaldo Giuntini possui uma história pessoal de especial significado, marcada entre nós e na história da diocese, por suas grandes obras em favor do evangelho e da igreja. Sempre com a palavra correta ao crescimento espiritual de seus paroquianos”, disse Damasceno, na abertura do ato.
Os vereadores de Marília, juntamente com Dom Osvaldo e o bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antônio Cipolini, se reuniram no centro do plenário para realizarem a entrega do certificado. Citando uma carta que lhe foi dada, escrita em latim, Dom Osvaldo agradeceu a homenagem.
“A missão do bispo é ser como ovelha no meio de lobos. Eu não atribuo essa qualidade de lobo a ninguém, mas na vida da gente, na missão, muitas vezes nós somos como ovelhas que são atacadas e rejeitadas e os lobos querem apanhar as ovelhas e expulsá-las do meio deles”, disse o bispo emérito.
Ele lembrou que há 35 anos está em Marília e trabalhou 25 anos na missão da igreja. “Naturalmente não tenho mais aquela condição de antes, de todo fim de semana ir visitar as paróquias e atender aos pedidos, mas sobretudo, quando o bispo pede, a gente vai com muito prazer.” Dom Osvaldo agradeceu pelo convite e parabenizou a todos que formam a nossa Câmara municipal. “Também, me coloco à disposição de todos.”
Para o bispo diocesano, Dom Luiz Antônio Cipolini, a homenagem é mais do que justa. “Quando o bispo é nomeado para uma diocese, ele escolhe um lema para o seu episcopado. Dom Osvaldo escolheu ‘dou-vos a minha vida’, lembrando o bom pastor. E Dom Osvaldo tem realizado e vivido este lema.”
Dom Luiz ressaltou que a Diocese de Marília completou 65 anos e o longo tempo de participação do bispo emérito nesta história. “Nada mais justo do que reconhecer que Dom Osvaldo tem doado a vida dele, desde que chegou aqui. Muitas vezes, ele doa a vida ouvindo, ministrando sacramentos, escrevendo, crismando, indo ao encontro das pessoas e principalmente doa a vida anunciando o evangelho.”
Padres, paroquianos e representantes da diocese de Marília também estiveram presentes no ato de entrega do certificado de Votos de Congratulações a Dom Osvaldo Giuntini.