Marília

Ênio Duarte, ex-secretario da Saúde em Marília, recebe Ordem do Mérito em Brasília

ênio Duarte recebe homenagem do presidente Michel Temer e do ministro da Saúde, Ricardo Barros – Reprodução
ênio Duarte recebe homenagem do presidente Michel Temer e do ministro da Saúde, Ricardo Barros – Reprodução

O médico José Ênio Servilha Duarte, especialista em Saúde Pública e ex-secretário da municipal de Saúde em Marilia, foi um dos 12 profissionais homenageados na tarde desta terça-feira em Brasília com a Ordem do Mérito Médico, uma honraria concedida pelo presidente da República, Michel Temer.

Ex-dirigente da Famema, atual secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Ênio Duarte desenvolveu na cidade uma carreira ligada à gestão do SUS que foi reconhecida em todo o país e provocou convite para atuação em diferentes níveis gestão do setor no Brasil.

Ênio presidiu o Conselho de Secretários por três mandatos seguidos entre 2000 e 2005. Mais que incentivador do SUS, foi sempre um  defensor da gestão democrática da Saúde e do amplo atendimento à comunidade. Despertou ser interesse por saúde pública ainda na faculdade, quando iniciou também sua militância política contra a ditadura militar.

A homenagem marca a semana em que se comemora o Dia do Médico, oficialmente celebrado nesta quarta, dia 18. A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto onde os profissionais receberam condecorações nas classes Grande-Oficial e Comendador, que foi concedida a Ênio Duarte.

A Ordem do Mérito Médico foi criada em 1950 e é concedida após convite do Ministro da Saúde. Os doze médicos receberam a condecoração por terem se destacado no decorrer do exercício da profissão, seja no setor público e/ou privado; no magistério da medicina ou ainda com obras relevantes aos estudos médicos.

Desde 2004, já foram concedidas 63 medalhas da Ordem para nomes como Adib Jatene, Dráuzio Varela, Zilda Arns, Sérgio Arouca, José Gomes Temporão, Darcy Fontoura de Almeida, Gastão Vagner de Souza Campos e, no ano passado, em homenagem póstuma, o acadêmico e cirurgião plástico, Ivo Pitanguy.