Marília

Audiência acusa "abandono da Famema" e deputado promete denúncia, veja vídeo

Audiência acusa "abandono da Famema" e deputado promete denúncia, veja vídeo

O deputado estadual Carlos Gianazzi (PSOL) anunciou em dois depoimentos apresentados na Assembleia Legislativa em São Paulo que vai encaminhar uma representação ao Ministério Público de São Paulo com denúncia do que chama de “abandono da Famema”.

Gianazzi, que promoveu uma assembleia pública para discutir na Assembleia a crise da Famema, afirmou que o governador Geraldo Alckmin sucateou a instituição, não cumpre legislação e que a Famema deveria ser encampada por uma universidade estadual.

As medidas são resposta a informações apresentados por estudantes e funcionários da Famema durante a audiência. Salários sem reajustes há três anos, falta de estrutura própria, prédios alugados sem condições de pagar as prestações e sem investimentos foram alguns dos problemas apresentados.

Após a audiência, o deputado afirmou que vai levar o caso ao Ministério Público, Conselho de Educação e no que for cabível ao Tribunal de Contas. Depois, em pronunciamento no plenário, acusou o governo de ignorar as necessidades da instituição e lembrou o atendimento para 62 cidades da região.

“O governador é médico. Como é que ele abandona e não uma financia uma faculdade histórica que cumpre um papel importante do ponto de vista educacional e também do ponto de vista da saúde. Um absurdo esse abandono”, disse o parlamentar em pronunciamento na Assembleia.

A encampação da Famema por uma universidade estadual – USP, Unicamp ou Unesp – é uma campanha antiga dos estudantes, que ganhou maior pressão com a crise financeira da instituição.

Nos últimos anos a Famema passou a defender também a criação de um campus próprio, com espaços para todos os serviços de forma centralizada e sem os gastos de aluguel.

O Complexo Famema envolve 2.500 funcionários, cursos de Medicina e enfermagem que aparecem entre os 50 melhores do país e um vestibular extremamente concorrido. A faculdade oferece suporte de profissionais para atendimento no HC e no Hospital Materno-Infantil, além de diferentes ambulatórios.

Assista abaixo a um vídeo sobre a audiência e as acusações de abandono da Famema
[movie_id#430]