O Anfiteatro da Reitoria da Universidade de Marília (Unimar) recebeu grande público nesta segunda-feira para a abertura oficial da 29ª Semana de Ciências Agrárias (Secam) realizada pelos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica da Instituição. Nesta edição, a Semana traz uma série de atividades aos acadêmicos e profissionais da área, além da comunidade da cidade e região.
Compondo a mesa da solenidade, a Pró-Reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva e o administrador das Fazendas Experimentais, Julio César Serva, representaram o corpo administrativo da Universidade, enquanto os coordenadores Dr. Fábio Manhoso e Dr. Ronan Gualberto representaram, respectivamente, os cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica.
A cerimônia contou ainda com a presença de diversas autoridades como o prefeito municipal, Daniel Alonso, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SP), Eduardo Pulga e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronimia (CREA-SP), Edson Navarro, docente da Unimar.
Pulga fez questão de destacar a pujança da Universidade e da região de Marília no setor do agronegócio. “Unimar e Marília são sinônimos de qualidade e produtividade. Temos nesta cidade uma instituição de ensino com cursos nas áreas de Ciências Agrárias que há três décadas formam profissionais de destaque, ou seja, são cursos que realmente dão resultado. É sempre uma honra estar aqui”, explica.
Para os coordenadores dos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica, Dr. Fábio Manhoso e Dr. Ronan Gualberto, a Universidade chega à 29ª edição graças ao comprometimento dos docentes.
Todos os docentes foram homenageados pelos alunos em um momento memorável. “Muitos professores são frutos da primeira turma e estão aqui desde o começo. Queremos honrá-los em mais uma Secam reiterando nosso respeito e apreço por cada um de vocês”, acrescenta Manhoso.
O evento deve agitar toda a Semana dos alunos com palestras, minicursos, exposição de animais de grande e pequeno porte, mini animais, máquinas agropecuárias, entre outros, além dos tradicionais Secão no sábado e Rally de carros antigos no domingo. Estudantes de outros cursos e a comunidade também podem participar gratuitamente do evento que acontece nos Blocos 8 e 11 da Universidade.
De acordo com o coordenador da Secam, o docente Marcílio Félix o evento é uma importante ferramenta de atualização técnico científica aos acadêmicos, além de uma forma de integração entre a Universidade e a comunidade em geral, através das exposições e atrações gastronômica.