Educação

Educação prevê novas escolas, merenda e terceirizações em 2018

Educação prevê novas escolas, merenda e terceirizações em 2018

A Secretaria Municipal de Educação apresentou nesta sexta-feira (27) em Marília o plano pedagógico e administrativo para a rede municipal com indicação de 18 medidas que incluem como destaques construção de escolas em três bairros, mudança no cardápio da merenda e terceirizações.

As construções devem levar Emefs e Emeis-Creche para os bairros Altos do Palmital, Jardim Maracá e Marina Moretti, todos na zona norte da cidade. Não foram divulgadas datas com previsão de entrega dos prédios.

A secretaria prevê ainda contratação de serviços terceirizados para formação continuada e material de Inglês para Emefs; formação continuada e material de educação musical para Emei; e introdução de oficinas nas Emefs em tempo integral: esportes, artes, educação musical, reforço etc. O plano prevê ainda a municipalização da Escola Estadual Amaury Pacheco, na zona oeste, bairro Bandeirantes.

Segundo o projeto, haverá “transformação do cardápio da merenda escolar, fazendo mais e melhor com menos recursos públicos e por meio de investimento em infraestrutura e logística”.

“Este evento vem para brindar todo o trabalho que começou no dia 2 de janeiro. Tivemos muitas dificuldades e barreiras, mas com muito trabalho chegamos até aqui e hoje podemos apresentar este planejamento”, disse o secretário da Pasta, Beto Cavellari.

As 18 ações da educação municipal para 2018 que foram apresentadas são as seguintes:

Centros – lançamento da construção do Centro de Formação da Educação Municipal, previsto no Plano Municipal de Educação de 2015; e transformação do Cemaee em Centro de Atendimento; e criação de Centro de Altas Habilidades e Superdotação (Emef) “Super-Ação”.

Criação de Escolas – construções de Emefs nos bairros Altos do Palmital, Marina Moretti e Maracá; criação de Emei creche em prédio de entidade; construções de Emei Creche nos bairros Altos do Palmital, Marina Moretti, Santa Antonieta e Maracá; e municipalização da Escola Estadual Amaury Pacheco, na zona Oeste, bairro Bandeirantes.

Ensino – contratação de empresa de serviço de formação continuada e material de Inglês para Emef; licitação para empresa de serviço de formação continuada e material de educação musical para Emei; e introdução de oficinas nas Emefs em tempo integral: esportes, artes, educação musical, reforço, etc.

Formação continuada – convênio com a Unesp/Marília para entrada de servidores da educação pública municipal no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Inaugurações – Emeis Flauta Mágica e Cata Vento e Biblioteca Comunitária da Emef Nelson Gabaldi.

Infraestrutura – Segurança: Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico nas escolas; reformas e ampliações: regularização dos projetos hidráulicos e elétricos de reformas e construções de escolas.

Legislação – Elaborar o Plano Municipal da Primeira Infância, Normatização do Sistema Municipal de Ensino, Regulamentação dos critérios para as matrículas e vagas nas creches em período integral; e regulamentação das salas de afastamento: salas livres, por funções de confiança e licenças.

Transformação do cardápio da merenda escolar, fazendo mais e melhor com menos recurso público e por meio de investimento em infraestrutura e logística.