Após sete meses de estudos técnicos e reativação do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), o prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, e o secretário de Desenvolvimento de Turismo e Eventos, Fábio Bonassa, entregaram à Assembleia Legislativa de São Paulo documentação para reconhecimento da cidade como MIT (Município de Interesse Turístico).
omentos foram apresentados à deputada estadual Rita Passos, autora de um pedido para reconhecimento apresentado em 2015. “Estou muito feliz em receber toda a parte técnica das mãos do prefeito de Garça e do secretário de turismo. Podem contar com todo nosso empenho na aprovação”, disse a deputada.
“Finalizamos toda a documentação com uma riqueza de detalhes muito grande. Aproveito para agradecer o empenho e dedicação de todos os conselheiros do Comtur. Neste ano já realizamos 12 reuniões do conselho e da comissão do PDT – Plano Diretor de Turismo. Sem a participação da sociedade não há evolução neste tema. Quanto ao MIT, tudo está muito bem encaminhado para aprovação do pedido.”
Cada município reconhecido pelo Governo do Estado como MIT tem direito a um valor anual para investimento na infraestrutura turística, proporcional à arrecadação estadual. Neste ano são R$ 550.000,00 para cada cidade.
O valor não é enviado aos cofres municipai, mas fica dispo disponível para projetos de infraestrutura junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos. Somente após a aprovação dos projetos é que o dinheiro é liberado para a execução e prestação de contas daquela obra.
O prefeito João Carlos dos Santos afgirmou que a cidade tem “imenso potencial turístico” e destacou cachoeiras e quedas d’água, o turismo rural através da produção cafeeira, de alimentos e de látex, o turismo de negócios com desenvolvimento industrial e o complexo do lago artificial com pedalinhos, bosque das cerejeiras, jardim oriental, concha acústica e bosque municipal.
“Através deste trabalho desenvolvido fiquei sabendo que temos em Garça, com o bosque municipal, a 15ª maior reserva de mata atlântica em área urbana do país. Tudo isto é motivo de orgulho para todos os garcenses.”