Arte & Lazer

Museu de Tupã faz programação para Mês da Consciência Negra

Museu de Tupã faz programação para Mês da Consciência Negra

O projeto Mês da Consciência Negra no Museu Índia Vanuíre apresenta até o dia 23 de novembro espetáculos musicais, desfiles de beleza e oficinas de tranças e de grafite.

As atividades são realizadas em parceria como a União do Movimento Negro com Todos (Umont), tem como objetivo valorizar a cultura negra, mostrar seu papel atuante na sociedade brasileira e na construção de uma cidadania baseada em princípios democráticos que estimulam a diversidade e as diferenças culturais.

O “Em Cartaz no Museu” será realizado nos dias 10, 14, 17 e 24/11, quartas-feiras, exibindo o episódio “Matriz Afro”, da série “O Povo Brasileiro”, produzido a partir da obra do antropólogo Darcy Ribeiro (1913-1997). As sessões serão às 10h e às 14h.

Um desfile de moda afro será a atração de 14/11, às 10h00. As roupas e adornos vão ressaltar a memória, cor e formas dos negros, destacando a beleza de forma contemporânea. Dia 16, às 15h, será apresentado o espetáculo de dança Empoderamento, abordando o racismo, preconceito e o assédio, através de relatos e expressões corporais de mulheres negras.

As tranças e os dreads são itens importantes e presentes no movimento de valorização e pertencimento das pessoas afrodescendentes. No dia 17 (sexta-feira), às 14h, vai ser desenvolvido um workshop que buscará valorizar a tradição e estética afro, além de ressaltar a autoestima e autoafirmação da mulher negra.

A última semana do projeto começa com uma aula de dança. Em 21/11 (terça-feira), às 9h, o público aprenderá os passos iniciais de dança afro raiz e o novo ritmo que nasceu no país de Gana, o Azonto. Uma Oficina de Grafite será oferecida no mesmo dia, às 15h00. Para a ação, será usado o espaço do Solar Luiz de Souza Leão e o professor é o também grafiteiro André Prado, ligado ao movimento Hip Hop há mais de 10 anos.

Já em 22 de novembro, às 13h00, a oficina ensinará o participante a confeccionar adornos e amarrações de turbantes. Para encerrar a agenda, no dia 23, às 9h e às 10h, o visitante é  convidado para uma contação de lendas africanas encenada por bonecos.