Marília

Marília é 21ª do Estado em fila de espera por cirurgias do SUS

Marília é 21ª do Estado em fila de espera por cirurgias do SUS

Um levantamento produzido pelo Conselho Federal de Medicina mostra que Marília tem 1642 pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) na fila por uma cirurgia pública. Marília é a 21ª do Estado em fila de cirurgias. Em todo o país, 900 mil pacientes aguardam cirurgias represadas pelo Sistema.

Franca, com 10.053 esperas, Bauru com 3.190 e Prudente com 2.801 pacientes são algumas das cidades com filas maiores que Marília. Mas há grandes cidades com números melhores também, como Ribeirão Preto com 1472 e São Caetano com 436 pessoas na fila.

“Pela primeira vez o Conselho Federal de Medicina se aproxima do tamanho real da fila por cirurgias no SUS. Ainda que parciais, os números impressionam, já que os estados que prestaram informações representam metade de todo o volume cirurgias efetivamente realizadas na rede pública em 2016”, explica o presidente da autarquia, Carlos Vital.

Em todo o Estado de São Paulo 143 mil pessoas esperam autorização de cirurgias. Casos de catarata, com 23 mil pacient5es em todo o Estado, são os mais comuns. Seguidos de videolaparoscopia no aparelho digestivo, com 20.428 na espera e tratamento de varizes, com 12,778 pacientes. 

As informações foram levantadas através do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) dos governos estaduais e municipais – habitual caminho para que qualquer cidadão possa solicitar informações de caráter público via Lei de Acesso a Informações (Lei nº 12.527/2011).

“Mais do que uma busca por informações de caráter eminentemente público, buscamos fazer um exercício de cidadania. Por isso, queremos dar divulgação aos dados, compartilhando-os com outros órgãos de fiscalização, como os Ministérios Públicos Estaduais, inclusive relatando os casos em que os pedidos de acesso não foram atendidos ou foram negado”, destacou o 1º secretário do CFM, Hermann von Tiesenhausen.