Sustentável

Governo divulga ranking ambiental com 48 cidades; Marília fora

Governo divulga ranking ambiental com 48 cidades; Marília fora

O governo do Estado anunciou nesta quarta-feira o Ranking Ambiental 2017 com relação de 48 municípios classificados no Programa Município VerdeAzul, que estabelece notas e relaciona as cidades com mais de 80 pontos. Marília ficou fora da loista.

A colocação é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas.

Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

O vice-governador Márcio França afirmou que São Paulo é um estado referência na área ambiental. “Mais de 50% da nossa energia é renovável. E mesmo sendo pequeno perto de alguns estados brasileiros, a gente tem quase 20% do território de mata nativa. Somos um dos estados mais desenvolvidos do mundo”, disse Márcio França.

O ano de 2017 houve novidades para os municípios que aderiram ao PMVA, com duas pré-certificações, que aconteceram em junho e setembro, além da participação nos encontros do Ambiente Móvel.

Para o coordenador do Programa Município VerdeAzul, José Walter Figueiredo, o critério adotado esse ano deu nova chance aos municípios na classificação.

“A intenção das pré-certificações foi estimular os municípios que não haviam conseguido uma boa pontuação na primeira fase do programa, além de divulgar os que começaram bem e continuaram com uma boa performance”, explicou.

O Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possa utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e ações sustentáveis.

“Os 10 anos de existência do programa atestam seu êxito, que é referência até para a Comunidade Européia. Estamos com prazo de validade vencido. Se não fizermos algo para melhorar, nosso planeta corre risco” pondera o Secretário.

Além dos municípios classificados, foram destacados as cidades com melhor desempenho das suas regiões. Esses receberam o Prêmio Interlocutor Articulado 2017. Veja o ranking