Uma ação com mobilização de voluntários inicia na manhã deste sábado (20) o plantio de pelo menos 3.000 árvores para formar um bosque no Yara Park de Marília, uma área de atividades que funciona como lazer de campo do Yara Clube, um dos mais tradicionais da cidade.
A atividade é aberta a sócios, ex-sócios e comunidade em geral e visa criar um novo espaço de árvores, atração de pássaros e pequenos animais silvestres. Integra uma proposta de revitalização do espaço com efeitos para toda a zona leste.
Além de colaborar com o plantio, que será orientado por profissionais, os voluntários podem ajudar com ferramentas. Empresas ou entidades que disponham de pás ou outros materiais de plantio também podem colaborar.
Segundo Ricardo Modesto Júnior, diretor responsável pelo projeto, a previsão é plantar até 400 árvores nesta primeira fase, mas até o final do ano a meta pode passar das 3.000 mudas.
“Na primeira fase projetamos plantar 1500 árvores entre espécies nativas e algumas frutíferas como manga, jabuticaba e amora, na formação da base do bosque”, explica Ricardo.
O plantio vai acompanhar obra de recuperação que prevê a implantação de uma pista de caminhada com pelo menos mil metros de extensão em torno dos campos de futebol. Esta pista será cercada por árvores frutíferas e de copa alta para fazer sombra para os usuários, além de atrair pássaros.
Todo o planejamento é acompanhado por um engenheiro ambiental, sócio do clube, que atua de forma voluntária, assim como todos os envolvidos no plantio.
A ideia é abrir o clube para a comunidade, envolver moradores com a proposta, envolver sócios com o clube mostrar a sócios que deixaram de frequentar como anda a revitalização do Yara.
O plantio começa às 9h deste sábado (20) na sede do Yara Park, com entrada pela rua Antonio Borella, uma travessa da avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, ao lado do antigo centro de atividades do Jorginho.