A Prefeitura de Marília divulgou em duas mensagens oficiais na tarde desta sexta-feira o nome do novo secretário municipal da Educação e uma nota com justificativas para a demissão do ex-secretário Roberto Cavallari Filho.
O professor e diretor de Emef Helter Rogério Bochi vai assumir a secretaria. Funcionário concursado, com 19 anos de atuação na rede, Helter atualmente dirige a Emef Mario Covas.
A nomeação de Helter para a direção de escola foi feita pelo ex-prefeito Vinícius Camarinha de forma polêmica em 2015.
Diferentes mensagens em redes sociais acusaram o ex-prefeito de ignorar os critérios técnicos para nomeação de Helter, que é tido como educador bem relacionado com o grupo do ex-prefeito.
Segundo profissionais da pasta, Helter é um dos diretores que nos últimos meses entrou em embates e divergências com Beto Cavallari durante reuniões.
Em uma nota sobre a demissão de Beto, Daniel Alonso negou que exoneração tenha sido política. Disse que foi uma medida administrativa e que a gestão “sofreu diversos desgastes em decorrência de desencontros ocorridos junto à pasta”.
Citou quase desabastecimento da merenda, o relacionamento com entidades assistenciais da cidade, a morosidade na tramitação burocrática legal de documentos e “principalmente no atendimento às demandas das diretoras da rede e dos vereadores que representam a população”.
Segundo a prefeitura, a crise final para demissão do secretário teria sido a insistência de Beto Cavallari em uma licitação para compra de playgrounds e consultoria de apoio para o ensino de inglês nas escolas.
“O momento, aliás muito antes que agora em cima da hora, era para se preocupar com a compra de merendas, aperfeiçoamento do ensino, compra de uniformes e material escolar”, diz a nota oficial.
Veja abaixo a mensagem sobre a indicação do novo secretário
“Prefeitura de Marília, por meio do prefeito Daniel Alonso, informa que, depois de ter ouvido diversas diretoras da Rede Municipal da Educação, decidiu dar a oportunidade para um atual diretor de escola ocupar a cadeira que vai administrar a importante Secretaria da Educação.
Helter Rogério Bochi será o novo secretário e terá a responsabilidade de dialogar, entender e auxiliar todos os servidores que ocupam a Secretaria da Educação. Daniel Alonso afirma que essa foi uma escolha em comum acordo com a rede e não foi partidária.
Helter Rogério Bochi possui 39 anos e nasceu em Jales/SP. O novo secretário da Educação é formado em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar pela Unesp de Marília.
Além disso, foi tutor presencial do curso de Pós-Graduação Latus Senso da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) Escola de Gestores e escreveu livros paradidáticos e na área da literatura infantil.
Atuando na Rede Municipal de Educação há 19 anos já foi professor de EMEF, Auxiliar de Direção, Coordenador de Educação Básica e durante quatro anos foi Supervisor de Educação Básica.
Atualmente exerce a função de Diretor Escolar na EMEF Mario Covas comandando cerca de 340 alunos e 45 funcionários.”