Todas as unidades de saúde em Marília vão abrir neste sábado para atendimento especial em atualização das cadernetas de vacina, com cobertura de doses não aplicadas e possibilidade de vacinação contra febre amarela nossa casos indicados.
O atendimento será feito das 8h às 17h em toda a rede de saúde. A secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, lembra que a caderneta de vacinação é um documento importante durante toda a vida.
Os profissionais de saúde habilitados estão preparados para fazer a conferência das doses pendentes e a rede abastecida para esta ação. Conforme a população está sendo adequadamente informada sobre a Febre Amarela, a expectativa é que também não falte vacinas contra esta doença.
Caso haja falta pontual, em função da grande demanda esperada, o morador poderá buscar outra unidade de saúde ainda no sábado ou aguardar até os próximos dias, sem sofrer nenhum prejuízo a sua saúde.
DOSE CERTA
Atualmente, o Ministério da Saúde preconiza o início da imunização nos primeiros dias de vida e esse acompanhamento segue por toda a vida. Porém, cada vacina tem uma indicação adequada, na idade certa e nas condições de saúde adequadas.
No caso da febre amarela, por exemplo, a dose é única e imuniza para toda a vida. A pessoa deve ser vacinada aos nove meses de vida. Se, por algum motivo, a vacina não foi feita com a idade indicada, poderá ser recebida até os 59 anos, onze meses e 29 dias.
Há contraindicação para gestantes, quem tem doenças crônicas ou está imunodeprimido. Quem tem a partir de 60 anos precisa da carta declaratória de um médico. As condutas visam à segurança do paciente e são observadas de forma padronizada, por toda a rede.
A enfermeira Alessandra Arrigoni Mosquini, supervisora da Vigilância Epidemiológica de Marília, explica que a cidade sempre foi área de recomendação de vacina contra a febre amarela, devido às características do município, mesmo sem o registro de nenhum caso da doença.
“É importante reforçar que não temos nenhum caso de febre amarela confirmado em macacos, muito menos em pessoas. Marília vive uma situação de normalidade, em relação à doença. Por isso precisamos manter a tranquilidade e a rotina da vacinação”, disse Alessandra.
Ela explicou ainda que o esforço adicional, neste sábado, visa à atualização das cadernetas de forma geral e orientar a população para a importância das vacinas.
É fundamental apresentar a caderneta de vacinação e também o Cartão SUS. Marília conta com 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e 37 equipes do Programa ESF (Estratégia Saúde da Família) em todas as regiões. O atendimento será das 8h às 17h.