A Prefeitura de Marília divulgou no início da tarde desta quinta-feira nota em que anuncia a abertura de uma sindicância para investigar “eventual perecimento” de alimentos da merenda escolar na Cozinha Piloto da cidade.
Segundo a nota, o novo secretário da Educação, Helter Rogério Bochi, teria encontrado alimentos “sem condições de uso”. Segundo a nota, laudos da Vigilância Sanitária vão apontar as reais condições dos alimentos com suspeitas de problemas.
A prefeitura anunciou ainda que “todos os responsáveis que estavam frente à pasta e o setor serão punidos com o rigor da lei e deverão, se constatada omissão e negligência, ressarcir os cofres públicos municipais”.
Nenhum nome foi citado pela nota oficial. Veja abaixo a íntegra do texto divulgado
“A Prefeitura de Marília informa que estará abrindo uma sindicância interna para apurar o perecimento de partes dos alimentos destinados a merenda escolar na Secretaria da Educação.
Em suas primeiras visitas aos setores da secretaria, o novo gestor da pasta encontrou alimentos sem condições de uso nas dependências da Cozinha Piloto.
O Prefeito Daniel Alonso condena com veemência esse episódio e quando soube imediatamente acionou a Vigilância Sanitária para a emissão de laudos e relatórios.
Ele garante que depois das investigações todos os responsáveis que estavam frente à pasta e o setor serão punidos com o rigor da lei e deverão, se constatada omissão e negligência, ressarcir os cofres públicos municipais.
Depois desse episódio, o chefe do executivo determinou o “fechamento” da cozinha piloto e uma mudança no sistema de abastecimento, onde o fornecedor/frigorífico ficará responsável por entregar os alimentos direto nas escolas, evitando assim o armazenamento de grandes quantidades em um só local. A medida visa economia no setor, já que servidores serão reaproveitados em outros locais e melhor controle e manipulação dos alimentos.
Ele lembra que todos os secretários/diretores/presidentes de autarquias são escolhidos para serem os olhos do chefe do executivo nas secretarias e para comandar e coordenar suas pastas tendo a mais alta responsabilidade sobre os atos dos seus servidores.
Sobre a alimentação dos alunos para o início das aulas na próxima semana, a Prefeitura de Marília garante que todos vão receber alimentos de qualidade e dentro do prazo.“