Educação

Unimar recebe alunos com orientações, tecnologia e bom humor

Unimar recebe alunos com orientações, tecnologia e bom humor

Só tem fera. Com este tema a Unimar (Universidade de Marília) abriu na manhã desta segunda-feira a semana de acolhimento aos novos estudantes com programa de orientação, apresentação dos cursos integrais e muito humor. O acolhimento é uma das novas tradições da universidade, que aboliu trotes pejorativos e transforma a recepção dos alunos em forma de integração.

A pró-reitora de Extensão e Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, e o pró-reitor de Graduação, José Roberto Marques de Castro, apresentaram a universidade e os principais programas de atendimento, aperfeiçoamento e complemento dos cursos.

“É um dia muito especial, em que a gente mostra o grande diferencial de estudar em uma universidade. A Unimar evoluiu no sentido de acolher melhor, mostrar a  estrutura que está muito melhor e afastar de vez a ideia do trote pejorativo”, explicou Fernanda.

”Números do MEC mostram que 70% dos jovens não conseguem entrar em uma universidade. Vocês fazem parte de uma elite estudantil. E isso faz com que nós da Universidade tenhamos uma responsabilidade maior em levar o ensino até vocês”, destacou José Roberto Marques 

Coordenadores e representantes de seis cursos de perfil integral apresentaram as primeiras orientações sobre os cursos. “A expectativa é das melhores, os cursos todos preparados para receber novos estudantes e os veteranos. Tudo pronto”, disse o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Fábio Manhoso. “Todos os índices de avaliação nos dão mais responsabilidade para que continuemos aprimorando, seja na graduação e agora na pós-graduação. Temos certeza que será um ano muito abençoado.”

A apresentação, que terá novas atividades para os cursos com início das aulas à noite, mostrou um grande número de estudantes de outras cidades e reforçou a influência regional da Unimar que além da importância na fgormação profissional em todas as áreas de ensino também exerce um papel importante na economia da cidade. E mostra esforço para isso.

“A universidade investe bastante em estrutura, em novas tecnologias, o que é uma exigência de mercado, não se pode mais ensinar como fazia no passado. Os investimentos em pós-graduação têm provocado resultados em graduação. Na área de Direito com a implantação do Doutorado, conseguimos fazer transformação no mestrado e na graduação, com foco na produção científica e já temos resultados”, disse o professor Jefferson Aparecido Dias, do curso de Direito.

O programa deste ano contou ainda com uma inovação; uma apresentação de stand up comedy com o humorista Rogério Morgado, nome nacional do setor, que desenvolveu show focado em público universitário.

“Já conhecia a Unimar, vim visitar antes, gostei pela estrutura. A expectativa é que consiga fazer tudo certinho, me formar”, disse o estudante Alan, de Assis, aluno de odontologia que acompanhou a apresentação.

Confira alguns dos destaques apresentados nesta manhã:

– vídeo institucional sobre os 61 anos da Unimar
– estrutura física de 350 hectares, com identificação dos blocos e áreas de atividades, com destaque para a biblioteca com 120 mil títulos
– núcleo de atendimento psicopedagógico
– núcleo integrado de pesquisa e extensão
– estruturas de esportes
– modelo do trote solidário, que todos os anos leva estudantes para projetos de atendimento social e em 2017 mobilizou 300 estudantes para prestação de serviços em quatro instituições. Veja galeria de fotos: