Marília

Famema terá recursos para projeto de novo campus

Famema terá recursos para projeto de novo campus

A Famema (Faculdade de Medicina de Marília) avançou mais um passo na caminhada para implantação de seu campus próprio, que deve derrubar os gastos com aluguel. O vice-governador Márcio França, que ocupa a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, anunciou repasse de recursos ara execução do projeto executivo da obra.

O anúncio confirma a implantação do campus da Famema dentro do espaço destinado para o Parque Tecnológico de Marília, que também vai receber recursos para os projetos executivos.

Não foram divulgados valores e nem prazos de contratação e execução dos projetos, que podem envolver ainda licitação de empresas de construção para desenvolvimento das propostas.

Além de encaminhar a implantação do Parque, uma conquista prevista desde que o governo do Estado credenciou a proposta de Marília para o sistema de tecnologia do Estado, a liberação dos recursos aponta solução para um problema histórico da Famema: os gastos com aluguéis.

Apesar de o anúncio estar vinculado aos projetos, a divulgação da liberação foi tratada como autorização para o campus, que envolve outros gastos e orçamentos e ainda não há indicação de valores ou datas para liberações destes valores.

Márcio França, que pode assumir o governo do Estado caso o governador Geraldo Alckmin confirme seu afastamento para disputar a presidência, fez o anúncio durante encontro com dirigentes da Famema, pesquisadores e empresários ligados ao projeto do parque tecnológico e políticos da cidade.

A gente acaba de autorizar um recurso importante para que o Parque Tecnológico possa ser feito seu projeto executivo e a ideia é levar os prédios da Famema, a parte estudantil, onde tem as faculdades e a pós-graduação lá para o Parque Tecnológico, dar vida para o Parque Tecnológico.”

O diretor geral da Famema, Valdeir Fagundes de Queiroz, disse que a liberação é uma enorme conquista para a Famema e um sonho que começa a ser concretizado.

“A Famema tem mais de 50 anos e nesse tempo todo espera por essa conquista. Agradeço a todos que têm se empenhado nesse objetivo. É preciso reconhecer e valorizar essa Instituição por tudo o que ela tem feito pela cidade e pela região. A Famema é orgulho de Marília.”