Bares

Jaci Furquim e Cartola Branca vão fazer turnê no Estado

Jaci Furquim e o grupo Cartola Branca – Foto: Felipe Calixtre
Jaci Furquim e o grupo Cartola Branca – Foto: Felipe Calixtre

Dona de uma voz consagrada no samba em Marília, a cantora e compositora Jaci Furquim comemora a seleção para atuar no ProAC (Programa de Ação Cultural) que vai leva-la com o grupo Cartola Branca para uma turnê pelko estado.

O Projeto Brilhante Fino, desenvolvida pelos músicos, foi um dos seis selecionados entre 64 inscritos e a primeira turnê começa em 13 de abril, na cidade de Jundiaí.

Jaci Furquim destaca a importância do prêmio que proporcionará a circulação do espetáculo de seu mais novo CD “Brilhante Fino”, lançado pela gravadora Fina Flor.

O projeto enviado foi elaborado pelo produtor cultural Cacá Mendes, da Pessoas e Projetos de São Paulo e produção administrativa da Cine a Vapor Produções, de Jundiaí.

Nesta primeira turnê estão previstos shows em Jundiaí (13 de abril), Galeria Olido em São Paulo (14/4), Campinas (15/4), Santos (27/4), Sorocaba (28/4) e Ribeirão Preto (29/4).

Semifinalista no 28º Prêmio da Música Brasileira 2017, com o CD, “Brilhante Fino” e vencedora do Edital Proac de Circulação de Música Popular Brasileira no Estado de São Paulo na edição 2017, Jaci Furquim está no seu segundo álbum. A parceria com o grupo, de qualidade musical refinada, vai dando o tom a uma carreira musical que tende a crescer cada vez mais.

Formado em 2009 o Cartola Branca une Jaci (voz), Gabriel Soledade (violão 7 cordas), Danilo Agostinho (clarinete), Andre de Oliveira (cavaquinho), Luciano Soledade (percussão/congas e pandeiro) e Rafael Peregrino (percussão/surdo, rebolo, berimbau).

O grupo deixa sua marca em canções autorais e participações especiais de músicos e compositores como os da Velha Guarda da Portela: Guaracy Sete Cordas (falecido recentemente) e Marquinho do Pandeiro.

Dessa amizade, surgiram parcerias em pelo menos duas apresentações, em Marília, e participações no CD “Brilhante Fino”, além de convite para rodas de samba na própria Portela, no Rio de Janeiro.

O álbum é resultado de vários anos de pesquisas e experiências acumuladas, com toda a riqueza da música popular brasileira. Além das matrizes religiosas africanas, as composições são influenciadas por nomes que vão de Cartola a Noel Rosa; e muitos outros sambistas que povoam o Rio de Janeiro.

No repertório ela canta duas canções de amigos e parceiros da Velha Guarda da Portela: “Claridade da Portela”, de Marquinho do Pandeiro, em parceria com Rafael Viana e Thiago Belissário, e “É Sempre Assim”, de Guaracy Sete Cordas, em parceria com George de Castro. Também levará ao público outras canções do próximo álbum que deve ser lançado até o final de 2018.

O CD “Brilhante Fino” está disponível no Youtube, e inúmeras plataformas digitais como: Itunes, Deezer, Spotify, Amazon Músic, Google Play e muitas outras. http://www.premiodamusica.com.br/audicao/audicao-2017-3173/

Contato para o projeto: Vânia Feitosa/Cine a Vapor Produções (11) 99700-3120, [email protected] ou, com o produtor musical Gabriel Soledad/Grupo Cartola Branca, (14) 99726-2152, [email protected], facebook.com/GrupoCartolaBranca.