A Prefeitura de Marília divulgou nesta quarta-feira uma nota oficial para justificar a retirada de lombofaixas em avenidas e ruas com movimento de estudantes. Segundo a prefeitura, as faixas foram consideradas irregulares e provocaram um acordo com o Ministério Público para retirada.
Foram retiradas as faixas da rua Bahia, da avenida Hygino Muzzi Filho em frente ao campus universitário, na avenida Tiradentes e na rua São Luiz. Segundo a prefeitura, os locais onde estavam as faixas foram considerados irregulares. A Prefeitura anunciou ainda a implantação de lombadas e faixas de pedestre nestes pontos.
Confira abaixo a nota oficial sobre o caso
“Prefeitura de Marília informa que está fazendo a retirada de algumas lombofaixas, que foram construídas de forma irregular ao que estabelece a Resolução 495 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e em locais inadequados, como: estacionamento de prédios comerciais, abertura de canteiros, portões de acesso a prédios, pátios de postos de combustível e também em rampas de acessibilidade.
Neste sentido, já foram retiradas nove lombofaixas, sendo uma na rua Bahia (em frente ao Colégio Esquema Único), três na avenida Hygino Muzzi Filho (Campus Universitário), uma na Avenida Tiradentes e quatro na rua São Luiz.
Em comum acordo dos representantes – Ministério Público Estadual, Secretaria Municipal de Obras Públicas e Codemar (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília) -, a fim de solucionar essas irregularidades foi feita a opção pela retirada das mesmas, e construção de redutores de velocidade (lombadas) e faixas de pedestres para resguardar a segurança de quem faz uso das vias públicas. Neste sentido foi formalizado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), que está sendo seguido pela administração municipal.”