A Universidade de Marília (Unimar) inova, mais uma vez, e conquista para a cidade e região o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) através de parceria do curso de Ciências Contábeis e a Delegacia da Receita Federal em Marília. A inauguração será feita nesta segunda, a partir de 19h, ao lado do Bloco 2 e do Cejusc. No Brasil há cerca de 200 núcleos e este é o primeiro NAF de toda a região. A assinatura do convênio aconteceu no ano passado.
De acordo com a coordenadora nacional do NAF, Ana Paula Sacchi Kuha, que esteve presente no encontro, a iniciativa traz serviços e atendimento às pessoas físicas de baixa renda, às micro e pequenas empresas e ao público interno da instituição de ensino superior onde o núcleo será implantado como centro de geração de conhecimento contábil e fiscal.
“Essa iniciativa é uma extensão da Receita que pode difundir o conhecimento e para os estudantes é a oportunidade praticar as atividades que irão exercer com a profissão. Em todo o Brasil existem apenas 195 Núcleos, ou seja, é um grande avanço para Marília”, explica.
O convênio de parceria foi assinado pela Pró-Reitora de Ação Comunitária e Extensão da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, a coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis e Administração, Ma. Ana Claudia Rossetto e o delegado da Receita, Edenílson Nunes Freitas.
O superintendente adjunto da Receita Federal para o Estado de São Paulo, Marcelo Barreto e o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unimar, Dr. Jefferson Aparecido Dias também compuseram a mesa.
“O Núcleo não terá importância apenas para os nossos alunos. É um projeto pioneiro na cidade e na região. O curso de Ciências Contábeis da Unimar irá servir toda a comunidade com informações e orientações sobre micro e pequenas empresas, imposto de renda, entre outros assuntos. É um efeito interno de ensinar e também externo com cunho social, sempre atualizando”, acrescenta a coordenadora do curso.
Já o superintendente adjunto da Receita Federal para o Estado de São Paulo, Marcelo Barreto fez questão de apontar a evolução dos cursos na Unimar, em especial Ciências Contábeis e Administração.
“As avaliações do Ministério da Educação (MEC) comprovam a qualidade e para nós da Receita a parceria é de extremo valor. Temos a certeza do importante serviço que será prestado aos contribuintes, pessoas físicas ou pequenas empresas que hoje não conseguem atendimento, em uma região que tem arrecadação maior, inclusive, que de alguns Estados brasileiros”, conta.
Para a Pró-Reitora de Ação Comunitária e Extensão, Fernanda Mesquita Serva o NAF representa um grande avanço no aprendizado dos alunos. “A sala de aula é o começo do aprendizado, mas é necessário estar fora também, experimentando na prática. Isso será possível através deste núcleo”, finaliza.