O Hemocentro de Marília divulgou alerta para baixos estoques de sangue dos tipos negativos. Os tipos sanguíneos A negativo (3 bolsas), B negativo (2 bolsas), AB negativo (5 bolsas) e O negativo (6 bolsas) colocam em alerta toda a Equipe de Captação de Doadores de Sangue do Hemocentro. Pelas redes sociais, pelo cadastro de endereços eletrônicos e por telefone, as assistentes sociais estão convocando os doadores.
“Após o período de férias e o Carnaval, o nível dos estoques de bolsas de sangue não está reagindo. Continuamos em alerta. Estamos insistindo para que os doadores compareçam ao Hemocentro. Esperamos que a população se sensibilize com a situação considerada crítica e venham doar”, enfatizou a assistente social do Hemocentro, Lucimara Custódio Faustino.
O Hemocentro é referência para a região centro oeste do Estado de São Paulo com mais de 2 milhões de habitantes em 101 municípios, incluindo as regiões de Bauru e Dracena, além dos 62 municípios que integram o DRS IX – Departamento Regional de Saúde.
Para doar sangue é necessário:
Ter boa saúde
Pesar acima de 50 quilos
Estar alimentado
Não estar em uso de medicamentos
Ter de 16 a 69 anos de idade
Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior
Não ter praticado exercícios físicos nas 12 horas anteriores à doação
Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
Evitar fumar 2 horas antes da doação
O Hemocentro fica na Rua Lourival Freire, nº 240 – ao lado do Fórum, no Bairro Fragata. O horário de atendimento ao público é das 7h às 13h de segunda a sábado. Mais informações pelo telefone 3402-1850.