Estudantes universitários que usam linha suburbana de transporte em Marília e Garça fizeram um abaixo-assinado e distribuem mensagens em redes sociais contra a mudança no sistema de venda dos passes para o serviço, oferecido pela empesa Turismar.
Segundo os alunos, a empresa sempre vendeu os passes avulsos mas passou a limitar comercialização a lotes ara todo o mês. A medida, além de exigir que os estudantes tenham todo dinheiro do mês na mão, também prejudica casos de alunos que conseguem carona ou outras formas de retorno .
A venda dos passes é feita no escritório da empresa. O atendimento funciona até 17h30. Os pacotes de passes são vendidos de acordo com o período letivo do mês e o estudante. Os estudantes defendem compra semanal ou quinzenal.
O serviço é prestado em forma de concessão, autorizada pela Artesp, a agência que regulamenta transportes no Estado. As linhas suburbanas da Turismar atendem cidades próximas, como Vera Cruz, Garça e Ocauçu.
Segundo a empresa, a venda dos passes em lotes mensais atende uma portaria emitida pela Artesp em 2005 para regulamentar a venda dos passes. O artigo 5 diz que os passes poderão ser adquiridos pelos beneficiários “na medida de suas necessidades, respeitando-se o limite mínimo de dez passagens para as linhas rodoviárias e lote mensal (dias letivos) para as linhas suburbanas”.
A Turismar diz ainda que a venda avulsa foi uma liberalidade mas estava ameaçando o equilíbrio financeiro do serviço, que é protegido também pelo contrato da concessão. “O Ônibus ia cheio e voltava vazio, com cinco, dez passageiros no máximo. Uma linha especial, com horários diferenciados para os alunos e não tem forma de fechar a conta assim, então vamos cumprir o que diz a lei”, divulgou a empresa.