A maior feira de supermercados do mundo, entre os dias 7 e 10 de maio em São Paulo, vai ter expositores, comerciantes, supermercadistas e caravanas de visitantes de Marília e região. A Apas Show 2018 foi apresentada na manhã desta quinta-feira e lançou em Marília o programa estadual de divulgação da feira.
O evento terá 600 expositores de todo o país e do exterior. Prevê movimentar até R$ 7 bilhões em negócios. Dori, Marilan e Jazam são algumas das empresas locais já confirmadas com estandes de atendimento a supermercadistas e visitantes.
A feira terá ainda ações de responsabilidade social com efeitos em Marília. Um jantar de lançamento, que envolve expositores e uma palestra com a jornalista Salete Lemos, terá parte de sua renda revertida para o GACACH (Grupo de Apoio a Criança com Câncer e Hemopatias). A entidade, fundada em 203, completa em março 15 anos de atividade.
Salete, formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e com especialização em macroeconomia, finanças, teoria econômica, comércio exterior e economia ambiental pela Fundação Getúlio Vargas, é uma profissional premiada e reconhecida por trabalho em mídia impressa, TV, rádio e mídias sociais
Segundo o vice-presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), Eduardo Kawakami, apesar de ser um evento de negócios e empresas, a feira apresenta agora o futuro do que o público vai encontrar em supermercados, seja em produtos ou tecnologia e serviços.
“Desde investimento em tecnologia, equipamentos, lançamento de produtos. È onde os profissionais acabam definindo essas linhas e isso vai chegar ao consumidor. Tanto em termos de tecnologia e produtos essa apresentação acontece na feira.”
EVOLUÇÃO ESTÁ NA BUSCA
O diretor regional da Apas, Antonio Carlos Colatto, destacou o incentivo para os pequenos comerciantes, donos de supermercados de bairros, que podem ter acesso a tecnologias, serviços e espaços para contato com os maiores fornecedores do país e do exterior.
“A Apas tem a visão de levar informação principalmente ao pequeno, aquele empresário com um ou dois check-outs, para que ele ganhe experiência, faça relacionamento sobre dia-a-dia. Muitos dos problemas são os mesmos para o pequeno e o grande. Tem que praticar o associativismo. Ele tem que ir atrás. A evolução está na busca”, explicou.
A região de Marília responde por 1,7% de todo o faturamento de supermercados no Estado, o que equivale a R$ 1,9 bilhão. Só em Marília o setor faturou R$ 566 milhões em 2017 e representa 30% de toda a região, com 1344 lojas em 52 cidades.
O tema da feira para este ano será “Nós Amamos Supermercados” e o evento chega à 34ª edição com ações que vão muito além das exposições, com palestras e a Arena de Gestão, que envolve apresentações com tempo para que os participantes façam perguntas aos consultores.
Depois de Marília o evento passa pelas outras 13 diretorias regionais da associação para motivar participação de supermercadistas e profissionais ligados ao setor.
Eduardo Ariel Grunewald, gerente administrativo da Apas em São Paulo, esteve na cidade para o lançamento, disse que há boas expectativas com aumento de emprego, amis otimismo e previsão de aumento de vendas. Destacou a importância dos encontros promovidos na feira.
“Teremos alguns diferenciais como congresso, palestras e a arena do conhecimento que vai mostrar como melhor explorar recursos como terceirização. É um momento de interatividade muito forte dos supermercados com toda a cadeia de abastecimento”, explicou.