Marília

Agronomia e veterinária da Unimar revitalizam praça do Campus

Agronomia e veterinária da Unimar revitalizam praça do Campus

Os conceitos de responsabilidade social estão sempre presentes nas aulas e atividades dos cursos da Universidade de Marília (Unimar), que tem o compromisso de formar profissionais capacitados, éticos e cada vez mais humanistas. Essas características são passadas aos acadêmicos desde os primeiros dias de aula através dos “Trotes Solidários”.

Nessa perspectiva é que os acadêmicos dos cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária, em parceria com a Prefeitura Municipal, iniciaram a revitalização de uma praça pública no Campus Universitário (ruas José Monteiro Violante, Waldemar Kiret e Gabriel Lopes Palomo). Nesta manhã, foram feitas as primeiras intervenções com capinagem e limpeza do terreno que, posteriormente, poderá receber equipamentos de academia ao ar livre, brinquedos, bancos, entre outros.

Coordenando a ação com os novos alunos dos cursos, o docente Dr. Carlo Rossi Del Carratore mostrou-se preocupado com a manutenção do local, principalmente pelos recentes registros de aparecimentos de cobras e diversas zoonoses na cidade. “O Campus universitário possui centenas de moradores e o local estava realmente abandonado, cheio de lixo e entulhos, bastante propício para procriação de mosquitos transmissores de doenças, entre outros problemas”, explica.

“O objetivo é mostrar aos futuros profissionais que, acima de tudo, eles são cidadãos e têm o dever de cuidar da cidade e se doar pela sociedade. Neste primeiro momento vamos limpar a área e transformá-la de volta em área de passeio. Posteriormente buscaremos recursos para instalar equipamentos de lazer e entretenimento que possam proporcionar um ambiente ainda mais agradável”, acrescenta Carratore.

Bastante entusiasmada, a ingressante Soraia Prando Santos valorizou a ação de responsabilidade social. “O nosso trote solidário, em parceria com a Prefeitura, é uma ação de melhoria do local para a sociedade. Uma forma de valorizar a área e valorizar a cidade. Com certeza teremos uma bela área para convivência, descanso e entretenimento”, finaliza.

O secretário do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce considerou importante a iniciativa da Universidade que ainda entregará os projetos feitos pelos alunos com as reivindicações para o local.