Educação

Redação de vestibular é treino, diz especialista; veja dicas de planejamento

Redação de vestibular é treino, diz especialista; veja dicas de planejamento

Redação é com certeza a prova mais importante de qualquer vestibular – no caso do Enem tem peso mil, o maior peso da prova – e pode ser a vilã ou a salvação de vestibulandos. Para chegar preparado a este momento, a dica básica é: treino e planejamento.

O professor Tito Bassan, que mantém uma das mais reconhecidas escolas especializadas no tema, explica que a preparação envolve estudo de técnicas – conhecer  estruturas de textos e vários formatos de compor a redação – e estar pronto para uma vasta opção de temas.

Confira as dicas do professor e prepare-se para o Enem e principais vestibulares

– A preparação

O ideal é que o aluno faça pelo menos uma ou duas redações por semana. ”Isso é fundamental. Redação é treino. Não adianta decorar esqueminhas, pensar em fórmula mágica. Redação é treino, tem que fazer toda semana, pedir para um professor ler”, explica Tito Bassan

Além de assistir às aulas de estrutura e formas de argumentação, partir para leitura. “Tem que ler o mundo, formar um repertório tremendo. Tem que ter condições de debater questões culturais, sociais, ambientais, politicas.”

Painel na escola reúne personagens e autores que são recorrentes na mídia em temas de redação de vestibulares

– Pesquisa de temas

“Não é uma atividade simples. Normalmente me inspiro naquilo que acontece no país e no mundo, naquilo que está em evidência. Normalmente os grandes fatos, guerra, epidemias, alimentação, mídia, trabalho, assédio moral, deficientes, são notícias muito recorrentes e temas que aparecem um pouco mais”, explica Tito Bassan.

Na escola que leva seu nome o professor optou por montar programas semanais que envolvem uma coletânea de informações, as várias abordagens para temas, algumas redações que podem servir como referÇencias e exercícios. “O aluno termina o ano com um calhamaço de informações. A gente treina muito introdução, desenvolvimento e conclusão. “

– Planejar o tempo

Alunos  precisam equilibrar planejamento de tempo para estudos, lazer, atividades físicas, e descanso. “No geral o aluno tem que estudar pelo menos cinco horas por dia além das atividades nos cursos. E descansar um pouco no domingo, mas sábado ainda é dia de estudar. Eu sugiro que faça as redações no sábado.”

Reserve duas horas na semana no começo do ano para treinar todo o desenvolvimento do texto, da concepção aos argumentos e respeito às estruturas.

Em agosto esse tempo deve cair para 1h30 e em setembro para 1h. “Normalmente o aluno tem 1h20 para a redação. No Enem é uma hora. Quanto mais redações você construir, vai adquirir habilidade,  raciocínio lógico, escrita, desenvolver introduções mais concretas, mais contundentes, argumentos imbatíveis, com poder de convencimento, com opiniões bem elaboradas.”

Inclua no planejamento tempo para exercício físico, alimentação balanceada, tudo faz parte de um contexto.

E o principal: planejar o tempo e ser fiel a esse planejamento. Não quebre a rotina. “Cada um tem sua carga horária, principalmente para quem aspira aos cursos mais concorridos, como medicina, direito, engenharia nas universidades públicas.”

– Dicas básicas para redação nota mil

Disponibilize duas a três horas por semana para uma redação.

Ler revistas, jornais, sites , grande mídia, publicações alternativas, ter um repertório amplo. Noções de economia, cultura, política, comportamento

Ler livros indicados nos vestibulares, valorizar referenciais literários

Fazer redações, mostrar a professor,

Pesquisar redações dos anos anteriores para ter como referência

Entender diferenças entre redações dos vestibulares. O Enem propõe um problema a ser debatido e exige soluções e é diferente dos temas da Fuvest, que geralmente sugere tema filosófico, reflexivo e propõe abordagem crítica em que você não tem que fazer uma intervenção

Estudar os temas da Vunesp, que aqui em Marília abarca diversos cursos, a Famema, Unesp, Barro Branco e normalmente os temas são bilaterais, o aluno tem que expor os dois lados e assumir um posicionamento

Tem que ter boa estrutura, na introdução contextualiza o tema, nos dois ou três parágrafos de desenvolvimento para  apresentar e explicar o tema e comprovar seu argumento e na conclusão retoma a tese e faz as suas intervenções, pelo menos duas delas. O texto deve responder a quatro perguntas clássicas: quem faz a ação, o que faz, como faz e qual o objetivo.

Para mais dicas e informações sobre redações acesse a página da Redação Tito Bassan no Facebook.