Marília

Campanha une voluntários e até brindes por doações de sangue em Marília

Campanha une voluntários e até brindes por doações de sangue em Marília

Uma campanha comunitária para atrair doadores de sangue de Marília mobiliza pequenos empreendedores e doação de brindes em produtos e serviços para levar doadores até o Hemocentro nos dias 6 e 7 de abril.

A campanha partiu de uma funcionária do setor de administração da Santa Casa, que diz ser motivada pelas repetidas notícias de estoques baixos e por uma experiência pessoal com a mãe, que teria recebido várias bolsas de sengue.

Vania Gomes, 41, criou grupo “amigos dos amigos da Vânia” para incentivar seguidores das redes sociais a doarem sangue e propagarem a campanha. Antes, pediu autorização e mobilizou amigos na Santa Casa e anunciou a campanha ao Hemocemtro, que gerencia coleta e estoques de sangue na cidade.

Ela já publicou em redes sociais uma longa relação de pontos comerciais e prestadores de serviços como salões de beleza que anunciam os brindes para serem sorteados entre os doadores. “Nos dias 6 e 7 vou estar no Hemocentro, vamos pegar nomes de quem for fazer a doação e sortear pelo Facebook”, disse Vânia.

Vânia diz que embora o Hemocentro conheça a campanha, o órgão não tem e nem pode ter qualquer envolvimento com as ações de brindes e sorteios. “É uma iniciativa de apoiadores mesmo. Começou com essa linha de amigos dos amigos e as doações começaram a surgir. O interesse maior é criar o hábito de doações de samgue, que isso seja permanente.” A lista de brindes já envolve sorteio de refeições em restaurante, serviços em salões de beleza, bolsa, bronzeamento artificial até vale-compras em lojas.

A campanha já produziu um video com depoimentos de profissionais da saúde para incentivar a doação, que você pode conferir abaixo