Marília

Campanha em escolas arrecada lacres e doa cadeira de rodas em Marília

Campanha em escolas arrecada lacres e doa cadeira de rodas em Marília

Uma campanha iniciada pela Diretoria de Ensino de Marília em 2010 virou uma mobilização regional que provocou doação de uma cadeira de rodas nova a um estudante do oitavo ano da escola Nelson Cabrini, de Marília. O beneficiário é o aluno Miguel Adriano do 8º ano, que esperava condições para trocar sua cadeira.

A cadeira foi comprada com de lacres/anéis de alumínio retirados de latas de bebidas em diferentes escolas da região com o intuito de beneficiar as pessoas com problemas de mobilidade.

Os membros da Equipe de Ciências da Natureza do Núcleo Pedagógico engajaram-se à Campanha “anéis solidários”, promovida pela empresa Marcon Indústria Metalúrgica de Marília, que troca os lacres pelas cadeiras.

Nos oito anos de coleta, foram recolhidas 120 garrafas PET de dois litros com os lacres. As escolas Dr Eduardo de Souza Porto, de Fernão, com 21 garrafas, e José Bonifácio do Couto. de Alvinlândia, com 11 garrafas, foram destaques. Inúmeras pessoas (funcionários, donos de bares, sociedade civil, familiares) contribuíram para a campanha.

 “Esperamos que com essa ação as escolas que fazem parte da nossa jurisdição possam fazer algo parecido, pois não são só os alunos que precisam, mas muitas das pessoas das comunidades que até então permanecem ocultas necessitando de uma cadeira”, disse o professor Maciel, um dos incentivadores da campanha.

Segundo ele, a ideia é que apareçam esses casos e com o movimento solidário dos alunos possam angariar anéis para efetuar a indicação da doação. “É uma forma de auxiliar e que está ao alcance de todos, pois não se precisa desembolsar dinheiro para fazer a diferença. Esse é exatamente o espírito da campanha, pois cada doação faz a diferença e assim poderemos levar qualidade de vida a quem precisa”, diz o professor Maciel.