Ao que tudo indica, pelo fato dos votos que a defesa de Lula obteve hoje (22/03) no STF (7×4) com a suspensão do julgamento do o Habeas Corpus sobre a prisão ou não após a condenação em segunda instancia para o dia 04/04 e mais, com uma liminar para que ele, (o Lula) não seja preso até lá, se junta à perspectiva de que ele seja preso o mais tarde possível e que esse processo se arraste por meses.
Assim como também cresce a esperança dos petistas para que ele não seja preso até outubro e possa disputar as eleições majoritárias. Vale lembrar que o advogado de carreira do PT, o agora Ministro Dias Toffoli vai assumir a presidência do Supremo em setembro.
Ou seja, se o Lula não estiver preso até lá, possivelmente não será preso e disputará as eleições. O que está sendo julgado, não diz respeito apenas ao Lula, há também outros políticos esperando que esse desdobramento seja favorável a não prisão, mesmo após a condenação em segunda instância, muitos do PSDB e do agora MBD.
Meses atrás, o novo Donald Trump ou o Jânio Quadros da capital paulista, o prefeito João Dória disse que seria melhor enfrentar e vencer o Lula nas urnas, pois é, ele não conseguiu passar a perna no Alckmin, mas parece que depois de hoje no STF, tudo ficou confuso, nebuloso, sem clareza e ao que parece depois de hoje, ele disputará as eleições.
Vejam bem, não estou discutindo se ele deve ou não ser preso, ou se deve ou não disputar as eleições, só estou dizendo que as portas do STF tendem a liberar o Lula para as eleições.
Como o Dória e outros candidatos disseram, será mesmo melhor o Lula na eleição, assim, o povo dirá se o Supremo teve ou não razão. Se bem que são só suposições, há outros processos contra ele, caso do sítio em Atibaia, mas o folego que ele obteve hoje, é enorme.